x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 585

Impostos Incidentes na parceria rural de uma empresa agropec

Andre Lojudice Massuia

Andre Lojudice Massuia

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2016 | 15:37

Boa Tarde...
Estou com dividas sobre o recolhimento de impostos sobre um contrato de parceria rural entre uma usina de Cana de Açúcar e uma Empresa Agropecuária....
Ocorre que nesse contrato a Usina faz os depósitos todo os meses, como uma antecipação, mais o fechamento da safra ocorre somente no mês de abril, emitindo a Nota Fiscal do total do fechamento da safra e o resumo dos pagamentos...
A minha duvida é a seguinte: Devo realizar o recolhimento do IRPJ e CSLL nas antecipações dos depósitos de emitindo uma fiscal de antecipação do contrato para contabilizar ou faço o recolhimento desses impostos no fechamento da Safra, onde a Usina emite uma nota fiscal do valor total...
Se alguém tiver alguma coisa que possa me ajudar ficarei muito grato..
Att.

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 07:21

André,

Geralmente nas usinas de cana-de-açúcar, acontece o seguinte quando da Parceria Rural com donos de terra.

A Usina emite a nota fiscal de produção em nome do Parceiro, quando é retirada a cana de sua propriedade (é quando entra a matéria prima para produção de açúcar e álcool para eles), e no fechamento da safra que ocorre em 31/03 de cada ano, eles fazem o ajuste de preço.

Portanto, verifique quando foram a emissão dessas notas.

Eu contabilizado a "Receita" e calculo os impostos na emissão da nota fiscal de venda da cana, e os valores relativos ao recebimento antecipado, vou lançando como "Adiantamento de Cliente".

Dessa forma se calcula os impostos na data da emissão da nota de venda de cana e na data da nota fiscal do valor de ajuste de preço, sabendo que os valores recebido até o final da safra deverão bater com as notas emitidas.

Mas fica ao seu critério a apuração dos impostos nas datas de pagamento, usando assim o regime de caixa.

Att.
Adalberto

Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade