x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 331

Recolhimento equivocado do COFINS

Carlos Adriano

Carlos Adriano

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 8 anos Domingo | 9 outubro 2016 | 15:29

Amigos, uma ajuda por favor

em Setembro_2016 a empresa recolheu Cofins Não cumulativo a menor (equivocadamente foi calculado 2% sobre a receita e não 3%) agora ela vai recolher a diferença.

Eu transmiti a Dctf esse mês com o valor apurado correto (3%) mas no valor pago pelo Darf informei o valor que foi pago (2%) o que gerou o saldo a pagar de 767,50.

A empresa vai recolher a diferença agora em outubro. Posso fazer o Darf da diferença somente? ou preciso retificar a Dctf?

Ou posso Mês que vem, ao lançar o pagamento do Cofins na Dctf de Setembro informar o pagamento A Maior e a Receita acatará?

E quanto à EFD? como proceder no lançamento referente a agosto? (Lucro presumido)

Obrigado

wagner gomes

Wagner Gomes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2016 | 14:45

Boa tarde!Carlos

No meu entendimento, se você fez as declarações com as provisões corretas não há mais o que se fazer. Quando houver o recolhimento do valor da diferença, automaticamente o sistema da RFB identificará o pagamento e ajustará o valor que ficou em aberto.

Agora, uma vez persistida a pendência, sugiro que retifique a DCTF, alocando os pagamentos corretos.

Espero ter ajudado.

Att,
Wagner Gomes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: