x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.391

Renessa de Importação por Conta e Ordem

LILIANE POSSATTO

Liliane Possatto

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2016 | 14:22

Boa tarde!

Estou com uma grande dúvida.

Recebemos uma nota fiscal de remessa de importação por conta e ordem.
O importador que é de Santa Catarina conseguiu uma ação a qual isentava o pagamento de IPI. Nesta nota fiscal que eles nos enviou só tem destaque de ICMS.
Minha dúvida é, quando eu for revender este material (tem ipi de 20%) eu destaco na nota fiscal??

Desde já obrigado!

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 8 anos Domingo | 16 outubro 2016 | 10:00

Recebemos uma nota fiscal de remessa de importação por conta e ordem.

R- Por conta e ordem de quem? Pelo que vc diz abaixo trata-se de uma compra direta de vcs de um revendedor/importador de Sta. Catarina.

O importador que é de Santa Catarina conseguiu uma ação a qual isentava o pagamento de IPI. Nesta nota fiscal que eles nos enviou só tem destaque de ICMS.

R- Muitas empresas têm esta ação para não pagar o IPI na revenda de produtos importados e estão perdendo no Judiciário

Minha dúvida é, quando eu for revender este material (tem ipi de 20%) eu destaco na nota fiscal? ?

R- Veja se sua empresa está adquirindo mercadorias importadas adquiridas no mercado interno, já não haverá nova incidência do IPI, salvo em casos especiais. O IPI pago na compra seria seu custo.
O que vc precisa se acautelar é sobre a verdadeira informação posta na nota fiscal, Peça os dados do processo judicial, pois, embora o revendedor seja o responsável futuro pelo recolhimento do IPI não cobrado de vc, , a nota fiscal ,em princípio, está errada e é preciso comunicar-lhe a irregularidade para salvaguardar seu cliente.

LILIANE POSSATTO

Liliane Possatto

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 10:57

Olá bom dia!

Por conta e ordem do nosso cliente,
Nosso cliente adquiriu a mercadoria por meio de uma Trading (quem possui o benefício).

Então no que você me disse:
R- Veja se sua empresa está adquirindo mercadorias importadas adquiridas no mercado interno, já não haverá nova incidência do IPI

Mesmo que o produto seja tributado pelo IPI e o cliente seja equiparado a industrial?

Aline Krüger

Aline Krüger

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 8 dezembro 2016 | 11:48

Gente, me ajudem por favor.

Recebi uma nota de uma Trading com CFOP 6949 com destaque de ICMS, de remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros.

A nota da importação está com ICMS Diferido, mas a nota de envio de mercadoria para mim está com o destaque de ICMS.

Essa mercadoria é uma MP, posso me creditar desse ICMS da nota de remessa?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade