x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 582

É possível ter sócios nos lucros SEM que ESTES tenha autonom

Dan

Dan

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 8 anos Domingo | 23 outubro 2016 | 19:53

É possível ter sócios nos lucros da empresa SEM que ESTES tenham autonomia nas decisões da empresa (talvez através de ações ou quotas, algo do tipo)?

Por ex: Eu abro a empresa 60% minha e 40% para o "joão", porém apenas EU tomo as decisões e administro a empresa e joão APENAS tem direito a 40% do lucro LÍQUIDO da empresa?

Outra dúvida
No caso de abrir a empresa com um sócio, se este sócio ao longo do ano tiver RESTRIÇÕES NO SERASA, a empresa fica marcada com RESTRIÇÃO também? Se SIM, há ALGUMA FORMA de PROTEGER a empresa, com alguma determinação, cláusula ou opção no contrato de sociedade?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Domingo | 23 outubro 2016 | 20:28

1. Pode abrir uma empresa limitada, na qual você será o sócio administrador e o seu sócio somente sócio quotista, assim somente você tomará as decisões.
2. Quanto as restrições dos sócios, a empresa não ficará com restrições por isso. Mas vale lembrar que embora sem restrições da empresa, por causa das dos sócios, os bancos e fornecedores costumam negar créditos às empresas.

APARECIDA MOTA
Dan

Dan

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 10:32

Muito obrigado Aparecida Mota, mas nesse caso, seria possível ter um sóio sob uma condição?

Por exemplo: o sócio B tem a porcentagem X da empresa, mas deve cuidar da área de marketing, e caso não o faça não receberia o lucro referente ao percentual dele?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade