x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 633

IR e CS PRESUMIDO TRIMESTRAL

NILSON

Nilson

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 15:05

Boa tarde pessoal será que alguem pode me ajudar estou com uma duvida estou com um cliente que é comercio varejista de mat eletronico e elétrico gostaria de saber se apuro a base de calculo com aliquotas de IR 32% e a CS 32% ou IR 8% e CS 12%.

Agradeço desde já.

NILSON

Lee Anderson

Lee Anderson

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 15:52

Nilson, boa tarde!

Por se tratar de comércio, as bases de cálculos serão calculadas à 8% e 12%.

32% aplica-se à prestadoras de serviço.

Espero ter ajudado,

Att,

Lee Anderson

NILSON

Nilson

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 16:27

Ok Anderson e Adailson entendido é que eu tambem tenho uma revendedora de veiculos e nós apuramos 32% IRPJ e 32% CSLL mas neste caso como são produtos diferentes fiquei na duvida mas agradecido.

NILSON

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2016 | 08:55

Jonas,

Art. 516

§ 5º O imposto com base no lucro presumido será determinado por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário, observado o disposto neste Subtítulo (Lei nº 9.430, de 1996, arts. 1º e 25).

Fonte: RIR/99

Portanto, o período de apuração de imposto do lucro presumido é trimestral, então no caso de qualquer pagamento antes do fechamento do trimestre trata-se de um adiantamento do imposto, sendo assim, qualquer valor pago antecipado sendo R$ 10,00 ou R$ 10.000,00 e pagando adicional ou não, este será abatido do valor a pagar da apuração no trimestre.

Eu entendo dessa forma, pois a Lei deixa claro que o imposto será determinado mediante resultados trimestrais.

Att.
Adalberto

Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade