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Intimação PERDCOMP - Ressarcimento de IPI

Shelder Barros

Shelder Barros

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 11:16

Bom dia!

Estou fazendo pedido de ressarcimento IPI 4º trimestre 2016, porém quando confiro o valor total do meu crédito do trimestre na ficha Demonstrativo de ajustes nos saldo do RAIPI, o campo saldo credor de IPI passível de ressarcimento fica menor que meu crédito total.


Alguém já teve esse problema?



Bruna

Bruna

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 13:16

Shelder, boa tarde!
Há alguns CFOP's que não são passíveis de ressarcimento, verifique a diferença entre o saldo de crédito e o valor passível de ressarcimento.


Shelder Barros

Shelder Barros

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 14:21

Olá Bruna, boa tarde! muito obrigado pelo retorno.

A diferença que existe é somente no mês 12/2016, pelo que vi está nas devoluções CFOP's 1201, 1410, 2201 e 2410.

Esses CFOP's não são passiveis de ressarcimento?

Att.

Paulo Sérgio dos Santos

Paulo Sérgio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 13:56

Sr. Salvador Cândido Brandão,

Estou fazendo Pedido de Ressarcimento de IPI do 3º Trim-2013 a 4º Trim-2016, porém como precisava compensar alguns impostos do 4º Trim-2016 em Janeiro-2017+/- no valor de 110.000,00, entreguei Perdcomp´s Pedido de Ressarcimento de IPI do 3º Trim-2013 a 1º Trim-2015, e fiz as devidas compensações amarradas com os Pedidos de Ressarcimento. CONCLUSÃO as Pedidos de Ressarcimento voltaram com INTIMAÇÕES.

MINHA DÚVIDA:

A partir do 2º Perdcomp eu informo no primeiro mês o "Saldo Credor no Período Anterior" e na "Ficha Pedidos de Ressarcimento Transmitidos no PA Corrente" o 1º Pedido- CORRETO

ESSAS INFORMAÇÕES SÃO CUMULATIVAS PARA OS TRIMESTRES SEGUINTES?? OU SEJA ATÉ 4º TRIM2016

Obrigado,

Paulo

ALESSANDRA DE ARAUJO CHAVES

Alessandra de Araujo Chaves

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 15:44

Olá

Estou com mesmo problema, citado em comentarios anteriores, onde recebi essa intimação da RFB, vocês resolveram o problema conforme ressarcimento de IPI. Estou meia perdida, em qual ficha devo retificar. Segue intimação:

" Da analise do PER/DECOMP acima identificado, foi constatado que os ressarcimentos de créditos informados nas fichas " ressarcimentos de créditos no Período", " ressarcimento de Créditos após o Período" e pedidos de ressarcimentos transmitidos no PA CORRENTE" não correspondem ao total dos pedidos (PER/DCOMP) transmitido desde o primeiro período de apuração do trimestre em referência até o momento anterior ao da transmissão do PER/DCOMP ora em análise.

Para regularizar a situação, no caso de ressarcimento de créditos informados nas fichas " Ressarcimento de crédito no Período" e " Ressarcimento de estorno de crédito após o Período", devera ser apresentar PER/DCOMP retificador. observada a regra abaixo.
A informação do estorno de crédito por ressarcimento deve ser exclusivamente no campo "Ressarcimento de Créditos" ( na ficha "Livro Registro do IPI no Período do Ressarcimento - Saídas" e Ficha Regisitro de Apuração do IPI após o Período do Ressarcimento". Se tal informação estiver prestada indevidamente no campo " Estorno de crédito" ou no campo "outros débitos " ( da ficha "Livro Registro de Apuração do IPI no período do Ressarcimento Saídas" e ficha "Livro Regisitro de Apuração do IPI após Período do Ressarcimento"), ela deve ser corrigida.

Paulo Sérgio dos Santos

Paulo Sérgio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 11:44

Bom dia,

Por favor, alguém pode me ajudar....

As orientações mencionadas ajudaram a esclarecer algumas dúvidas, porém ainda estou com outras.

Tenho um crédito de R$ 307.000 referente a 3º Trim-2013 a 4º Trim-2016, em Jan-2017 entreguei "Pedidos de Ressarcimento", pois precisei compensar impostos referente a Dez-2016, mas voltaram com INTIMAÇÔES, conforme segue:

- 3º Trim-2013 - R$ 14.622,19 saldo credor
- 4º Trim-2013 - R$ 20.849,23 saldo credor
- 1º Trim-2014 - R$ 18.214,36 saldo credor
- 2º Trim-2014 - R$ 31.920,12 saldo credor
- 3º Trim-2014 - R$ 15.323,98 saldo credor
- 4º Trim-2014 - R$ 3.547,90 saldo credor
- 1º Trim-2015 - R$11.518,29 saldo credor
TOTAL DE R$ 115.995,87

Conforme as orientações, tenho que informar na "Ficha Pedidos RessarcimentoTransmitidos no PA Corrente" o pedido do 3º Trim-2013 no 4º Trim-2013 e assim sucessivamente

PERGUNTA: tenho que ir acumulando todos os pedidos? Ex. 3º Trim-2013 informo no 4º trim-2013; 3º e 4º Trim-2013 informo no 1º Trim-2014.........

OUTRA PERGUNTA: Tenho que informar o "Saldo Credor no Período Anterior" no primeiro mês de cada Trimestre? Tem que ser Cumulativo?

Att,
Paulo

JULIANE

Juliane

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 14:40

Olá, pessoal!!

Eu também recebi uma intimação a respeito do ressarcimento do IPI (2 tri/2016). Só para confirmar, se é deste modo que vocês estão fazendo.
Eu retifiquei o pedido referente ao 2º Tri,
Na ficha do Livro Registro de apuração - Entradas, mês de Abril, no campo " Saldo credor do período anterior" informei o valor do pedido de ressarcimento referente ao 1º Tri.
Na ficha do Livro Registro de apuração - Saídas, mês de Junho, no campo "Ressarcimento de Créditos, informei o valor do pedido de ressarcimento do 1º Tri.
Na Ressarcimento de créditos no período, informei a o nº da Dcomp/ valor referente ao 1º Tri/2016. No período de Escrituração do estorno do ressarcimento, coloquei o mês da transmissão do pedido (junho/2016).

Está correto a forma que fiz?

Outra duvida que tenho, eu já havia feito pedidos de compensação com o crédito referente ao 2º Tri/2016. Eu preciso retificar essas dcomps, por causo do nº do recibo que irá mudar?

Muito obrigada!!

Paulo Sérgio dos Santos

Paulo Sérgio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 10:01

Salvador Cândido Brandão

Bom dia, estou com dificuldades em resolver INTIMAÇÃO DO PERDCOMP "Ressarcimento de IPI", alguém pode me ajudar?

1-) Fiz alguns PERDCOMP´s referente ao período de 3º Trim/2013 a 1º Trim/2015, e os entreguei em 19.01.2017,

OBS: fiz compensações (DCOMP) com outros Tributos também em Janeiro-2017 competência Dez-2016

preenchi a seguintes Fichas:

"Ficha Registro de Apuração do IPI no Período do Ressarcimento - Entradas e Saidas"; "Ficha Notas Fiscais de Entrada/Aquisição"; "Ficha Registro de Apuração do IPI após o Período do Ressarcimento" ou seja até Dez-2016. VOLTARAM COM INTIMAÇÃO

DATA SEQ TRIMESTRE VALOR DT.ENTREGA
16.12.2016 001 3º TRIM-2013 14.622,19 19.01.2017
22.12.2016 001 4º TRIM-2013 20.849,23 19.01.2017
17.01.2016 001 1º TRIM-2014 18.214,36 19.01.2017
18.01.2016 001 2º TRIM-2014 31.920,12 19.01.2017
18.01.2016 002 3º TRIM-2014 15.323,98 19.01.2017
18.01.2016 003 4º TRIM-2014 3.547,90 19.01.2017
18.01.2016 004 1º TRIM-2015 11.518,09 19.01.2017
20.01.2017 007 2º TRIM-2015 30.644,83
23.01.2017 001 3º TRIM-2015 69.137,15
20.01.2017 009 4º TRIM-2015 22.220,55
23.01.2017 002 1º TRIM-2016 7.275,93
23.01.2017 003 2º TRIM-2016 19.502,99
23.01.2017 004 3º TRIM-2016 26.893,52
23.01.2017 005 4º TRIM-2016 15.394,19
TOTAL 307.065,03

2-) Retifiquei todos eles, com exceção do 3º Trim/2013, acrescentando no primeiro mês de cada Trimestre o "Saldo Credor no Período Anterior" mas não acumulando e também a ficha "Pedidos de Ressarcimento Transmitidos no PA Corrente" também não cumulativo.

Quando digo não cumulativo: no 4º Trim/2013 informei 14.622,19 do 3º Trim/2013; no 1º Trim/2015 informei 20.849,23 do 4º Trim/2013 e assim por diante.

OBS: minha dúvida também é no 3º Trim-2013 quando começou o crédito


VOLTARAM NOVAMENTE TODOS COM INTIMAÇÕES.

Desde já agradeço,

Obrigado,

Paulo

Luiza Tavares

Luiza Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 11:17

Bom dia!

Quando vocês preenchem as fichas do Livro de Apuração, referente às entradas vocês colocam somente os CFOP´s passíveis de compensação? (1.101,2.101, 3.101 por exemplo), ou copiam o livro todo inclusive com CFOP´s não passíveis, como devolução, retorno de demonstração, etc?

Quando eu coloco o livro todo, espelhando a escrita, o programa não descarta os que não são passíveis. Ele leva para o saldo final o saldo todo como se fosse tudo passível, sendo que não é....

Já me explicaram que tenho que copiar o livro todo igual à escrita, só que nos CFOP`s não passíveis eu colocaria zero na coluna IPI creditado, só que fazendo dessa forma não bate com a Ficha "notas fiscais de entrada" onde eu informo todas as notas que compõe o crédito.

Desde já, obrigada!

ROBERTO CARLOS DIAS

Roberto Carlos Dias

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 14:39

Boa tarde.
Sobre a PER/DCOMP, fizemos aqui um ressarcimento de IPI (saldo credor) em razão da alíquota zero nas saídas, período dos últimos 5 anos, contudo, fizemos a transmissão de todas as PER no mesmo dia. A Receita Federal por sua vez intimou para fazer ajustes na ficha de ressarcimento e enviar as retificadoras.
- se alguém tiver disponível um passo a passo para preenchimento da PER DCOMP, e puder me enviar, eu agradeço.

Grato

Roberto Oliveira dos Santos

Roberto Oliveira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 7 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 15:04

Boa tarde colegas,

Olha Roberto Carlos, depois de várias intimações da RFB consegui atender o solicitado, confirmei isso enviando o Boy la na RFB pra verificar se o que estava pedindo na intimação foi atendido, uma vez que o auto de intimação não sumiu do me eCAC até agora rsrs.

Os pontos são 3:
1 - Preencher na ENTRADAS o saldo credor do trimestre anterior no primeiro mês da Per atual;
2 - Preencher na SAIDAS o valor solicitado no trimestre anterior no primeiro mês da Per atual;
3 - Preencher a ficha RESSARCIMENTO DE CRÉDITOS com as informações da Per do período anterior;

Fiz um passo, não sei como anexar aqui, se alguém quiser me manda um email... @Oculto


Braulio Max

Braulio Max

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 12:40

Boa tarde,

Tenho uma empresa com a atividade de FABRICAÇÃO DE CALÇADOS optante pelo Lucro Presumido que em 2016 auferiu os seguintes créditos de IPI referente a aquisição de Matéria Prima:

1º TRIMESTRE de 2016: R$ 200,00
2º TRIMESTRE de 2016: R$ 300,00
3º TRIMESTRE de 2016: R$ 3.500,00
4º TRIMESTRE de 2016: R$ 1.000,00

Total de créditos do ano: R$ 5.000,00


Em 27/04/2017 fiz pelo programa PER/DCOMP 4 (quatro) PEDIDOS DE RESSARCIMENTO DE IPI, uma para cada Trimestre com os respectivos valores dos créditos para realizar a compensação no DEBITO DE IRPJ DO 1º TRIMESTRE DE 2017.

MINHA DUVIDA É ENTÃO A SEGUINTE:

- Devo realizar apenas "UMA" DECLARAÇÃO DE COMPENSAÇÃO informando o total de credito compensado no debito de IRPJ? ?????

ou

- Devo realizar uma DECLARAÇÃO DE COMPENSAÇÃO para cada pedido de ressarcimento (totalizando então 4 declarações de compensação) ??????

Braulio Max

Braulio Max

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 13:35

Boa tarde,

Em consulta que fiz a ECONET foi me respondido da seguinte forma:

Tratando-se de sómente uma compensação poderá ser realizada uma unica DCOMP informando todos os numeros de pedidos de ressarcimento realizados. Base Legal: Manual PERD/COMP.

Realmente é uma DCOMP para cada trimestre?

Braulio Max

Braulio Max

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 14:38

Onde devo informação na declaração de compensação os números dos pedidos de ressarcimentos ?

Fiz da seguinte forma:

No campo nº do PER/DCOMP inicial: informei o numero do primeiro pedido de ressarcimento (1º TRIMESTRE DE 2016)
No campo nº do ultimo PER/DCOMP: informei o numero do ultimo pedido de ressarcimento ( 4º TRIMESTRE DE 2016)

POREM RECEBI UMA INTIMAÇÃO DA RECEITA REFERENTE A ESSA PER/DCOMP COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

"O PER/DCOMP indica que o credito foi informado em outro PER/DCOMP, mas o documento que demonstra o credito informa credito de periodo de apuração diferente"
Período de apuração do PER/DCOMP em analise: 1º TRIMESTRE DE 2017
Período de apuração do PER/DCOMP com demonstrativo do credito: 1javascript:void(0);º TRIMESTRE DE 2016"

Philipe Lima Rodrigues Batista

Philipe Lima Rodrigues Batista

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 15:48

Estou com uma dúvida referente este tópico, também recebi uma intimação da Receita Federal, referente a pedido de ressarcimento que fiz de IPI aliquota zero, na intimação eles pediram para que eu retificasse a PERDCOMP para atualizar o saldo anterior. a pergunta é: como faço para retificar uma PERDCOMP? não achei achei a opção retificadora dentro do programa? como devo sinalizar para que a receita saiba que é uma retificadora?



Maria Salete Zanoni

Maria Salete Zanoni

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 16:44

Boa tarde Philipe

Quando voce cria a Dcomp, na terceira tela per/DCOMP retificador, ali voce coloca o numero da Dcomp que esta retificando, e faz o procedimento normal




Espero ter ajudado


Abraço

Maria Salete Zanoni

Maria Salete Zanoni

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 11:06

Bom dia Philipe

vou te mandar anexo as tres primeiras telas, identificando onde voce coloca o nr do retificador.
me passa endereço de email que te mando dai.




Maria

leandro

Leandro

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 26 junho 2017 | 16:26

Salvador Cândido Brandão

Boa tarde Salvador!

Poderia entrar em contato Oculto ou email @Oculto?
Tenho duvidas ref preenchimento PER´s (ressarcimento de IPI) ou deixar contato telefone ou email pessoal para que eu possa entrar em contato.

Desde ja obrigado

Jakeline Rodrigues da Silva

Jakeline Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 16:42

Pessoal, Boa Tarde

Seguinte, foi feito um parcelamento de INSS, onde o Dpto financeiro fez o preenchimento da primeira parcela errado e o mesmo, por conta disso, foi indeferido. Como acumulou e a empresa não tem dinheiro apra pagar tudo junto, estarei fazendo um novo parcelamento e pedindo o ressarcimento desta "primeira parcela" que foi paga pelo PERD/COMP.. Porem nem sabia da existência disso.

Alguém pode me ajudar por onde começar?
Algum colega já fez algo parecido?

Obrigada

JOÃO CARLOS MELO NEIVA

João Carlos Melo Neiva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 17:23

Olá Salvador Cândido Brandão !

Estou transmitindo pedidos de ressarcimento de alguns trimestres e surgiu uma dúvida.

Quando você diz na mensagem de 01/12 acima que "Isso tem de ser feito sucessivamente, no 3º trimestre vc informa o nº do perd comp e o valor do pedido do 2º." Só informo o número e o valor do trimestre anterior ou de todos anteriores que pedi ressarcimento?

Pedi ressarcimento de 01/2015 a 12/2015, sempre informando todos os trimestres anteriores na ficha "Pedidos de Ressarcimento Transmitdos no PA Corrente". Exemplo: No pedido do 4º trimestre informei os pedidos do 1º, 2º e 3º trimestres.

Se algum outro usuário também puder me ajudar, fico agradecido!

Diogo

Diogo

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 6 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2017 | 18:08

Jakeline: isso que vc está pedindo não é ressarcimento; é restituição.

João Carlos: vc não precisa informar os números dos pedidos de ressarcimento dos trimestres anteriores; vc precisa informar os números dos pedidos TRANSMITIDOS ANTERIORMENTE NAQUELE MÊS. Percebe a diferença?

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