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Intimação PERDCOMP - Ressarcimento de IPI

Shelder Barros

Shelder Barros

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 11:16

Bom dia!

Estou fazendo pedido de ressarcimento IPI 4º trimestre 2016, porém quando confiro o valor total do meu crédito do trimestre na ficha Demonstrativo de ajustes nos saldo do RAIPI, o campo saldo credor de IPI passível de ressarcimento fica menor que meu crédito total.


Alguém já teve esse problema?



Bruna

Bruna

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 13:16

Shelder, boa tarde!
Há alguns CFOP's que não são passíveis de ressarcimento, verifique a diferença entre o saldo de crédito e o valor passível de ressarcimento.


Shelder Barros

Shelder Barros

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 14:21

Olá Bruna, boa tarde! muito obrigado pelo retorno.

A diferença que existe é somente no mês 12/2016, pelo que vi está nas devoluções CFOP's 1201, 1410, 2201 e 2410.

Esses CFOP's não são passiveis de ressarcimento?

Att.

Paulo Sérgio dos Santos

Paulo Sérgio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 13:56

Sr. Salvador Cândido Brandão,

Estou fazendo Pedido de Ressarcimento de IPI do 3º Trim-2013 a 4º Trim-2016, porém como precisava compensar alguns impostos do 4º Trim-2016 em Janeiro-2017+/- no valor de 110.000,00, entreguei Perdcomp´s Pedido de Ressarcimento de IPI do 3º Trim-2013 a 1º Trim-2015, e fiz as devidas compensações amarradas com os Pedidos de Ressarcimento. CONCLUSÃO as Pedidos de Ressarcimento voltaram com INTIMAÇÕES.

MINHA DÚVIDA:

A partir do 2º Perdcomp eu informo no primeiro mês o "Saldo Credor no Período Anterior" e na "Ficha Pedidos de Ressarcimento Transmitidos no PA Corrente" o 1º Pedido- CORRETO

ESSAS INFORMAÇÕES SÃO CUMULATIVAS PARA OS TRIMESTRES SEGUINTES?? OU SEJA ATÉ 4º TRIM2016

Obrigado,

Paulo

ALESSANDRA DE ARAUJO CHAVES

Alessandra de Araujo Chaves

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 15:44

Olá

Estou com mesmo problema, citado em comentarios anteriores, onde recebi essa intimação da RFB, vocês resolveram o problema conforme ressarcimento de IPI. Estou meia perdida, em qual ficha devo retificar. Segue intimação:

" Da analise do PER/DECOMP acima identificado, foi constatado que os ressarcimentos de créditos informados nas fichas " ressarcimentos de créditos no Período", " ressarcimento de Créditos após o Período" e pedidos de ressarcimentos transmitidos no PA CORRENTE" não correspondem ao total dos pedidos (PER/DCOMP) transmitido desde o primeiro período de apuração do trimestre em referência até o momento anterior ao da transmissão do PER/DCOMP ora em análise.

Para regularizar a situação, no caso de ressarcimento de créditos informados nas fichas " Ressarcimento de crédito no Período" e " Ressarcimento de estorno de crédito após o Período", devera ser apresentar PER/DCOMP retificador. observada a regra abaixo.
A informação do estorno de crédito por ressarcimento deve ser exclusivamente no campo "Ressarcimento de Créditos" ( na ficha "Livro Registro do IPI no Período do Ressarcimento - Saídas" e Ficha Regisitro de Apuração do IPI após o Período do Ressarcimento". Se tal informação estiver prestada indevidamente no campo " Estorno de crédito" ou no campo "outros débitos " ( da ficha "Livro Registro de Apuração do IPI no período do Ressarcimento Saídas" e ficha "Livro Regisitro de Apuração do IPI após Período do Ressarcimento"), ela deve ser corrigida.

Paulo Sérgio dos Santos

Paulo Sérgio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 11:44

Bom dia,

Por favor, alguém pode me ajudar....

As orientações mencionadas ajudaram a esclarecer algumas dúvidas, porém ainda estou com outras.

Tenho um crédito de R$ 307.000 referente a 3º Trim-2013 a 4º Trim-2016, em Jan-2017 entreguei "Pedidos de Ressarcimento", pois precisei compensar impostos referente a Dez-2016, mas voltaram com INTIMAÇÔES, conforme segue:

- 3º Trim-2013 - R$ 14.622,19 saldo credor
- 4º Trim-2013 - R$ 20.849,23 saldo credor
- 1º Trim-2014 - R$ 18.214,36 saldo credor
- 2º Trim-2014 - R$ 31.920,12 saldo credor
- 3º Trim-2014 - R$ 15.323,98 saldo credor
- 4º Trim-2014 - R$ 3.547,90 saldo credor
- 1º Trim-2015 - R$11.518,29 saldo credor
TOTAL DE R$ 115.995,87

Conforme as orientações, tenho que informar na "Ficha Pedidos RessarcimentoTransmitidos no PA Corrente" o pedido do 3º Trim-2013 no 4º Trim-2013 e assim sucessivamente

PERGUNTA: tenho que ir acumulando todos os pedidos? Ex. 3º Trim-2013 informo no 4º trim-2013; 3º e 4º Trim-2013 informo no 1º Trim-2014.........

OUTRA PERGUNTA: Tenho que informar o "Saldo Credor no Período Anterior" no primeiro mês de cada Trimestre? Tem que ser Cumulativo?

Att,
Paulo

JULIANE

Juliane

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 14:40

Olá, pessoal!!

Eu também recebi uma intimação a respeito do ressarcimento do IPI (2 tri/2016). Só para confirmar, se é deste modo que vocês estão fazendo.
Eu retifiquei o pedido referente ao 2º Tri,
Na ficha do Livro Registro de apuração - Entradas, mês de Abril, no campo " Saldo credor do período anterior" informei o valor do pedido de ressarcimento referente ao 1º Tri.
Na ficha do Livro Registro de apuração - Saídas, mês de Junho, no campo "Ressarcimento de Créditos, informei o valor do pedido de ressarcimento do 1º Tri.
Na Ressarcimento de créditos no período, informei a o nº da Dcomp/ valor referente ao 1º Tri/2016. No período de Escrituração do estorno do ressarcimento, coloquei o mês da transmissão do pedido (junho/2016).

Está correto a forma que fiz?

Outra duvida que tenho, eu já havia feito pedidos de compensação com o crédito referente ao 2º Tri/2016. Eu preciso retificar essas dcomps, por causo do nº do recibo que irá mudar?

Muito obrigada!!

Paulo Sérgio dos Santos

Paulo Sérgio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 10:01

Salvador Cândido Brandão

Bom dia, estou com dificuldades em resolver INTIMAÇÃO DO PERDCOMP "Ressarcimento de IPI", alguém pode me ajudar?

1-) Fiz alguns PERDCOMP´s referente ao período de 3º Trim/2013 a 1º Trim/2015, e os entreguei em 19.01.2017,

OBS: fiz compensações (DCOMP) com outros Tributos também em Janeiro-2017 competência Dez-2016

preenchi a seguintes Fichas:

"Ficha Registro de Apuração do IPI no Período do Ressarcimento - Entradas e Saidas"; "Ficha Notas Fiscais de Entrada/Aquisição"; "Ficha Registro de Apuração do IPI após o Período do Ressarcimento" ou seja até Dez-2016. VOLTARAM COM INTIMAÇÃO

DATA SEQ TRIMESTRE VALOR DT.ENTREGA
16.12.2016 001 3º TRIM-2013 14.622,19 19.01.2017
22.12.2016 001 4º TRIM-2013 20.849,23 19.01.2017
17.01.2016 001 1º TRIM-2014 18.214,36 19.01.2017
18.01.2016 001 2º TRIM-2014 31.920,12 19.01.2017
18.01.2016 002 3º TRIM-2014 15.323,98 19.01.2017
18.01.2016 003 4º TRIM-2014 3.547,90 19.01.2017
18.01.2016 004 1º TRIM-2015 11.518,09 19.01.2017
20.01.2017 007 2º TRIM-2015 30.644,83
23.01.2017 001 3º TRIM-2015 69.137,15
20.01.2017 009 4º TRIM-2015 22.220,55
23.01.2017 002 1º TRIM-2016 7.275,93
23.01.2017 003 2º TRIM-2016 19.502,99
23.01.2017 004 3º TRIM-2016 26.893,52
23.01.2017 005 4º TRIM-2016 15.394,19
TOTAL 307.065,03

2-) Retifiquei todos eles, com exceção do 3º Trim/2013, acrescentando no primeiro mês de cada Trimestre o "Saldo Credor no Período Anterior" mas não acumulando e também a ficha "Pedidos de Ressarcimento Transmitidos no PA Corrente" também não cumulativo.

Quando digo não cumulativo: no 4º Trim/2013 informei 14.622,19 do 3º Trim/2013; no 1º Trim/2015 informei 20.849,23 do 4º Trim/2013 e assim por diante.

OBS: minha dúvida também é no 3º Trim-2013 quando começou o crédito


VOLTARAM NOVAMENTE TODOS COM INTIMAÇÕES.

Desde já agradeço,

Obrigado,

Paulo

Luiza Tavares

Luiza Tavares

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 11:17

Bom dia!

Quando vocês preenchem as fichas do Livro de Apuração, referente às entradas vocês colocam somente os CFOP´s passíveis de compensação? (1.101,2.101, 3.101 por exemplo), ou copiam o livro todo inclusive com CFOP´s não passíveis, como devolução, retorno de demonstração, etc?

Quando eu coloco o livro todo, espelhando a escrita, o programa não descarta os que não são passíveis. Ele leva para o saldo final o saldo todo como se fosse tudo passível, sendo que não é....

Já me explicaram que tenho que copiar o livro todo igual à escrita, só que nos CFOP`s não passíveis eu colocaria zero na coluna IPI creditado, só que fazendo dessa forma não bate com a Ficha "notas fiscais de entrada" onde eu informo todas as notas que compõe o crédito.

Desde já, obrigada!

ROBERTO CARLOS DIAS

Roberto Carlos Dias

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 14:39

Boa tarde.
Sobre a PER/DCOMP, fizemos aqui um ressarcimento de IPI (saldo credor) em razão da alíquota zero nas saídas, período dos últimos 5 anos, contudo, fizemos a transmissão de todas as PER no mesmo dia. A Receita Federal por sua vez intimou para fazer ajustes na ficha de ressarcimento e enviar as retificadoras.
- se alguém tiver disponível um passo a passo para preenchimento da PER DCOMP, e puder me enviar, eu agradeço.

Grato

Roberto Oliveira dos Santos

Roberto Oliveira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Analista
há 8 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 15:04

Boa tarde colegas,

Olha Roberto Carlos, depois de várias intimações da RFB consegui atender o solicitado, confirmei isso enviando o Boy la na RFB pra verificar se o que estava pedindo na intimação foi atendido, uma vez que o auto de intimação não sumiu do me eCAC até agora rsrs.

Os pontos são 3:
1 - Preencher na ENTRADAS o saldo credor do trimestre anterior no primeiro mês da Per atual;
2 - Preencher na SAIDAS o valor solicitado no trimestre anterior no primeiro mês da Per atual;
3 - Preencher a ficha RESSARCIMENTO DE CRÉDITOS com as informações da Per do período anterior;

Fiz um passo, não sei como anexar aqui, se alguém quiser me manda um email... @Oculto


Braulio Max

Braulio Max

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a) Empresas
há 7 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 12:40

Boa tarde,

Tenho uma empresa com a atividade de FABRICAÇÃO DE CALÇADOS optante pelo Lucro Presumido que em 2016 auferiu os seguintes créditos de IPI referente a aquisição de Matéria Prima:

1º TRIMESTRE de 2016: R$ 200,00
2º TRIMESTRE de 2016: R$ 300,00
3º TRIMESTRE de 2016: R$ 3.500,00
4º TRIMESTRE de 2016: R$ 1.000,00

Total de créditos do ano: R$ 5.000,00


Em 27/04/2017 fiz pelo programa PER/DCOMP 4 (quatro) PEDIDOS DE RESSARCIMENTO DE IPI, uma para cada Trimestre com os respectivos valores dos créditos para realizar a compensação no DEBITO DE IRPJ DO 1º TRIMESTRE DE 2017.

MINHA DUVIDA É ENTÃO A SEGUINTE:

- Devo realizar apenas "UMA" DECLARAÇÃO DE COMPENSAÇÃO informando o total de credito compensado no debito de IRPJ? ?????

ou

- Devo realizar uma DECLARAÇÃO DE COMPENSAÇÃO para cada pedido de ressarcimento (totalizando então 4 declarações de compensação) ??????

Braulio Max

Braulio Max

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a) Empresas
há 7 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 13:35

Boa tarde,

Em consulta que fiz a ECONET foi me respondido da seguinte forma:

Tratando-se de sómente uma compensação poderá ser realizada uma unica DCOMP informando todos os numeros de pedidos de ressarcimento realizados. Base Legal: Manual PERD/COMP.

Realmente é uma DCOMP para cada trimestre?

Braulio Max

Braulio Max

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a) Empresas
há 7 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 14:38

Onde devo informação na declaração de compensação os números dos pedidos de ressarcimentos ?

Fiz da seguinte forma:

No campo nº do PER/DCOMP inicial: informei o numero do primeiro pedido de ressarcimento (1º TRIMESTRE DE 2016)
No campo nº do ultimo PER/DCOMP: informei o numero do ultimo pedido de ressarcimento ( 4º TRIMESTRE DE 2016)

POREM RECEBI UMA INTIMAÇÃO DA RECEITA REFERENTE A ESSA PER/DCOMP COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

"O PER/DCOMP indica que o credito foi informado em outro PER/DCOMP, mas o documento que demonstra o credito informa credito de periodo de apuração diferente"
Período de apuração do PER/DCOMP em analise: 1º TRIMESTRE DE 2017
Período de apuração do PER/DCOMP com demonstrativo do credito: 1javascript:void(0);º TRIMESTRE DE 2016"

Philipe Lima Rodrigues Batista

Philipe Lima Rodrigues Batista

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 15:48

Estou com uma dúvida referente este tópico, também recebi uma intimação da Receita Federal, referente a pedido de ressarcimento que fiz de IPI aliquota zero, na intimação eles pediram para que eu retificasse a PERDCOMP para atualizar o saldo anterior. a pergunta é: como faço para retificar uma PERDCOMP? não achei achei a opção retificadora dentro do programa? como devo sinalizar para que a receita saiba que é uma retificadora?



Maria Salete Zanoni

Maria Salete Zanoni

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 16:44

Boa tarde Philipe

Quando voce cria a Dcomp, na terceira tela per/DCOMP retificador, ali voce coloca o numero da Dcomp que esta retificando, e faz o procedimento normal




Espero ter ajudado


Abraço

Maria Salete Zanoni

Maria Salete Zanoni

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 11:06

Bom dia Philipe

vou te mandar anexo as tres primeiras telas, identificando onde voce coloca o nr do retificador.
me passa endereço de email que te mando dai.




Maria

leandro

Leandro

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 26 junho 2017 | 16:26

Salvador Cândido Brandão

Boa tarde Salvador!

Poderia entrar em contato Oculto ou email @Oculto?
Tenho duvidas ref preenchimento PER´s (ressarcimento de IPI) ou deixar contato telefone ou email pessoal para que eu possa entrar em contato.

Desde ja obrigado

Jakeline Rodrigues da Silva

Jakeline Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 16:42

Pessoal, Boa Tarde

Seguinte, foi feito um parcelamento de INSS, onde o Dpto financeiro fez o preenchimento da primeira parcela errado e o mesmo, por conta disso, foi indeferido. Como acumulou e a empresa não tem dinheiro apra pagar tudo junto, estarei fazendo um novo parcelamento e pedindo o ressarcimento desta "primeira parcela" que foi paga pelo PERD/COMP.. Porem nem sabia da existência disso.

Alguém pode me ajudar por onde começar?
Algum colega já fez algo parecido?

Obrigada

JOÃO CARLOS MELO NEIVA

João Carlos Melo Neiva

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 17:23

Olá Salvador Cândido Brandão !

Estou transmitindo pedidos de ressarcimento de alguns trimestres e surgiu uma dúvida.

Quando você diz na mensagem de 01/12 acima que "Isso tem de ser feito sucessivamente, no 3º trimestre vc informa o nº do perd comp e o valor do pedido do 2º." Só informo o número e o valor do trimestre anterior ou de todos anteriores que pedi ressarcimento?

Pedi ressarcimento de 01/2015 a 12/2015, sempre informando todos os trimestres anteriores na ficha "Pedidos de Ressarcimento Transmitdos no PA Corrente". Exemplo: No pedido do 4º trimestre informei os pedidos do 1º, 2º e 3º trimestres.

Se algum outro usuário também puder me ajudar, fico agradecido!

Diogo

Diogo

Bronze DIVISÃO 5 , Analista
há 7 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2017 | 18:08

Jakeline: isso que vc está pedindo não é ressarcimento; é restituição.

João Carlos: vc não precisa informar os números dos pedidos de ressarcimento dos trimestres anteriores; vc precisa informar os números dos pedidos TRANSMITIDOS ANTERIORMENTE NAQUELE MÊS. Percebe a diferença?

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