x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.020

Venda de imóvel por empresa sem atividade imobiliária

Juliano Vieira

Juliano Vieira

Iniciante DIVISÃO 5 , Account Manager
há 9 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 17:59

Boa tarde!

Tenho um cliente S/A (Capital Fechado) e com obejto social a atividade de Holding de Instituição Não Financeira.

Ela vendeu um terreno pelo valor de quase R$ 6.000.000,00 em Outubro/2016. Ela é tributada pelo Lucro Presumido.

Por se tratar de empresa não imobiliária irá tributar a venda como Venda de Imobilizado e irá pagar IRPJ (15% + 10% Adicional) e CSLL (9%) no fechamento do 4º tri/2016. Porém os valores seriam expressivos e a empresa não dispõe deste valor pois a venda foi parcelada.

Os responsáveis querem fazer uma AGE agora com data retroativa para inclusão de Atividade Imobiliária no Objeto Social.

Minha dúvida é a seguinte: realizando este procedimento, posso reconhecer a venda de um estoque e por se tratar de operação imobiliária, reconhecer as Receitas como Diferidas e a tributação ser por regime de Caixa?

Eu particularmente acho que uma alteração agora não contemplaria uma operação ocorrida no mês passado.

Espero que possam me ajudar!

Obrigado!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies