Andrius Gabriel da Luz
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar AdministrativoPrimeiro de tudo, bom dia!
O tráfico do site tem sido bastante pesado ultimamente e eu estou certo que isso deve ao número de usuários satisfeitos que sempre voltam e ajudam uns aos outros.
Espero estar na seção certa do fórum.
Bom, eu sou iniciante na escrita fiscal e estou fazendo um curso há 4 semanas e antes mesmo do curso eu já fazia operações na área (inventário, lançamento de notas, GIS, etc). Eu utilizava um programa desatualizado para "lançar" as notas fiscais no computador e depois imprimir o livro. Devido ao programa ser desatualizado, a sefaz não aceitou os livros e vamos imprimir tudo de novo, o que para nós não é nenhum problema. No entanto, o fiscal disse que as notas de vendas deveriam 1A sendo que elas são M1 (Módelo 1). Ele quer que apareça 1A nos livros fiscais. Se as notas são M1, por que a escrituração deve ser 1A?
Outra dúvida que eu tenho é sobre o Simples Nacional. A empresa do qual eu emito o famoso DAS cabe no Anexo III, sem substituição no próprio município e a alíquota ISSQN é 2%. Essa alíquota é a que deve aparecer no relatório dos livros fiscais ou a de 6% (que inclui INSS e outras coisas). Eu sei que os 2% são só pra ISSQN e quando é 6% a alíquota sobre a nota, significa que não é só o ISSQN. Deve aparecer 2% nos livros fiscais?
Obrigado e desculpa qualquer coisa. Se eu não fui claro ou muito impreciso, me avisem.