x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 4.021

Dúvida sobre escrita fiscal - Simples Nacional

Andrius Gabriel da Luz

Andrius Gabriel da Luz

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Quarta-Feira | 10 junho 2009 | 10:41

Primeiro de tudo, bom dia!

O tráfico do site tem sido bastante pesado ultimamente e eu estou certo que isso deve ao número de usuários satisfeitos que sempre voltam e ajudam uns aos outros.

Espero estar na seção certa do fórum.

Bom, eu sou iniciante na escrita fiscal e estou fazendo um curso há 4 semanas e antes mesmo do curso eu já fazia operações na área (inventário, lançamento de notas, GIS, etc). Eu utilizava um programa desatualizado para "lançar" as notas fiscais no computador e depois imprimir o livro. Devido ao programa ser desatualizado, a sefaz não aceitou os livros e vamos imprimir tudo de novo, o que para nós não é nenhum problema. No entanto, o fiscal disse que as notas de vendas deveriam 1A sendo que elas são M1 (Módelo 1). Ele quer que apareça 1A nos livros fiscais. Se as notas são M1, por que a escrituração deve ser 1A?

Outra dúvida que eu tenho é sobre o Simples Nacional. A empresa do qual eu emito o famoso DAS cabe no Anexo III, sem substituição no próprio município e a alíquota ISSQN é 2%. Essa alíquota é a que deve aparecer no relatório dos livros fiscais ou a de 6% (que inclui INSS e outras coisas). Eu sei que os 2% são só pra ISSQN e quando é 6% a alíquota sobre a nota, significa que não é só o ISSQN. Deve aparecer 2% nos livros fiscais?

Obrigado e desculpa qualquer coisa. Se eu não fui claro ou muito impreciso, me avisem.

Bruno

Bruno

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 10 junho 2009 | 10:58

1)Olha, sobre os modelos das notas, a Modelo 1 é aquela em modo de retrato e a modelo 1-A é aquela em modo de paisagem. Quais dos dois modelos são suas notas fiscais? Retrato ou Paisagem?

2) Agora sobre o destague do ISSQN nos livros, se sua empresa é optante pelo Simples nacional você não deve destacar no livro a alíquota de ISS, deixe em branco.

Editado por Bruno em 10 de junho de 2009 às 10:59:37

Antes de perguntar, pesquise;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque também ajudar seus colegas com os conhecimentos que você possui, respondendo a outras perguntas.
valdemir jacon

Valdemir Jacon

Prata DIVISÃO 3 , Programador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 11 junho 2009 | 16:31

sobre o ISS, eu já vi prefeituras obrigarem informar a aliquota referente a parcela do iss que foi recolhido no DAS, outras não estão nem ai, outras já pedem para deixar em branco no livro

como o livro do iss é municipal vc vai acabar tendo que pedir orientação na prefeitura

Valdemir
https://www.fxsistemas.com.br
Automação Contábil
Priscilla Aparecida

Priscilla Aparecida

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 17:20

Boa Tarde a Todos

A minha duvida é bem parecida com a acima.
O cliente é prestador de serviços no estado de sp (emitindo NF-e na prefeitrura de sp) e é optante pelo simples nacional.
Na escrituração do livro modelo 51 devo considerar a base de calculo, aliquota e valor do iss?

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade