x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 6.114

Per-Dcomp - Preenchimento correto do saldo negativo Cssl/Irp

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 12:35

Boa tarde a todos.
Estou realizando a compensação de saldos negativos da Cssl e Irpj Lucro Real Anual de 2014, para saldo a pagar em Janeiro/2015 - Empresa 100% prestadora de serviços..
Tenho, apurados, saldos negativos ano base 2014, e posso compensar já em 2015 logo em Janeiro a Cssl e Irpj a pagar.
Meu saldo a compensar original de saldos negativos em 31/12/2014 são: de R$ 35.721,53 da Cssl e R$ 51.716,15 do Irpj.
Em Janeiro de 2015 tenho que pagar ou compensar R$ 6.673,84 de Cssl e R$ 24.745,39 de Irpj. Portanto valores menores do que o crédito.

Até aí, tudo bem. Vou preencher a per-dcomp hoje 25/11/2016.
Verificando as pendências, adivinhem? ERRO: o saldo do crédito não pode ser maior que o valor do débito a compensar.
Se eu tenho crédito maior para compensar, porque meu débito não poderá ser menor? Maior que não seria possível, rsrsrsrsrsr.

Já fiz uma série de modificações de valores, mas a mensagem não some de minhas vistas. Será que algo estou deixando de fazer no programa?

Aguardo as manifestações
Abraços Reinaldo

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 18:49

Tenho, apurados, saldos negativos ano base 2014, e posso compensar já em 2015 logo em Janeiro a Cssl e Irpj a pagar.
Meu saldo a compensar original de saldos negativos em 31/12/2014 são: de R$ 35.721,53 da Cssl e R$ 51.716,15 do Irpj.
Em Janeiro de 2015 tenho que pagar ou compensar R$ 6.673,84 de Cssl e R$ 24.745,39 de Irpj. Portanto valores menores do que o crédito.

Até aí, tudo bem. Vou preencher a per-dcomp hoje 25/11/2016.
Verificando as pendências, adivinhem? ERRO: o saldo do crédito não pode ser maior que o valor do débito a compensar.

R- Sem ver a mensagem é dificil especular. Realmente é uma mensagem estranha.

As datas q vc citou estão corretas? Saldo negativo em 31.12.14 e valor a pagar em janeiro de 2015? Que regime tributário é o seu? Pois não existe vencimento em 31.01 com saldo negativo em 31.12! É a estimativa de janeiro que deve ser paga em fevereiro?

O que pode ter ocorrido é o seguinte (opinião)
Vc tem de abrir um perd comp para seu crédito de CSSL e outro para o IRPJ.
Este crédito vai ser corrigido pelo juros selic desde janeiro de 2015.

De outro lado um crédito pode quitar um ou mais débito até o limite do crédito acrescido dos juros.
Já o débito de janeiro de 2015, além dos juros deve ser acrescido da multa de mora de 20%. Coloque o valor original no Sicalc e vc terá o valor correto.

O que exceder o crédito de um perd comp será quitado no outro.

[code]Já fiz uma série de modificações de valores, mas a mensagem não some de minhas vistas. Será que algo estou deixando de fazer no programa?[code]

Veja se o q eu disse acima vc já simulou?

boa sorte.

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2016 | 09:42

Bom dia Salvador, a mensagem foi postada corretamente. Trabalho com Lucro Real Anual.
Mas vamos lá.
Quando me referi ao saldo em 31/12/2014 é o saldo negativo na apuração final.
Realmente postei erradamente a data que se refere ao vencimento da apuração Janeiro/2015 que é 28/02/2015.

Peço desculpas pelo erro.

Mas já consegui fazer a Dcomp correamente. Quando se usa saldos negativos para como crédito, temos que lançar todos os valores de irrf retidos que compõem o saldo negativo, caso contrário o sistema não aceita e fica a mensagem de erro dizendo que o saldo não pode ser maior que o crédito........

Está tudo certo agora, realizei as compensações janeiro/2015 e julho/2015 na diferença utilizando corretamente o saldo negativo de 2014.

Obrigado pela atenção dispensada.
Abraços Reinaldo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade