x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.813

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 09:10

Catia, as informações na DIPJ devem ser de acordo com o fechamento do Balanço Patrimonial. Da mesma forma que devem ser iguais ao DACOM e DCTF.
Você teria que ver onde está o erro e fazer as retificações.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 09:33

Catia, estou tentando entender seu problema, vamos lá;
- Você conciliou até o último trimestre de 2008, ficou com saldo à pagar no passivo. Neste trimestre está descontado o IR retido nas notas?
- Os anteriores? Trimestres anteriores?
- 12/09 - quer período é esse??
Simplifique um pouco, diga quais trimestres estão fechados, em qual você tem problemas, 12/08 eu entendo dezembro/2008 e 12/09 entendo desembro/2009.
Coloque 1º trim/2008, 2º até o 4º trim/2008.
Você diz apropriar o saldo de IR, este IR está retido na nota em à compensar, você precisa fazer o lançamento de compensação deste IR, não é apropriar.
Eu não entendi se foram retidos na nota, estão no saldo à compensar e não compensou, ou se nem retidos na nota fical foram.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
catia sirlene souto almeida

Catia Sirlene Souto Almeida

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 09:45

gilberto,

a empresa veio de outro contador, foi fechado o 1º trim,2º trim, 3º trim e 4º/08, so estou fechando a dipj, quando coloquei no sistema as as notas fiscais com retencoes na fonte, notei quer meu colega nao descontou no irpj trimestral todos os irrf das notas fiscais emitidas.Ref. ao 4º trim/08 o meu cliente pagou o irpj a menor.Duvida: Os irrf retidos que nao foram descontados nos trimetres anteriores posso descontar no irpj do 4º trimestre?

grata

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 10:05

Bem Catia, eu creio que a questão possa ser diferente.
Se o Balanço Patrimonial está fechado e você não vai mecher em nada, você não pode preencher a DIPJ diferente dos saldos do Balanço.
A DIPJ deve ser preenchida da forma com que o Balanço foi encerrado, se foram feitas retenções erradas ou não, se foram pagos à maior ou menor, isso terá que ser preenchido e aparecer estes saldos na DIPJ.
Então direcionamos a questão para estes saldos "errados" se à maior ou à menor para você acertar neste ano de 2009.

Veja bem, a DIPJ deve ser preenchida de acordo com o Balanço Patrimonial.

Ubirajara Contador

Ubirajara Contador

Iniciante DIVISÃO 5 , Tesoureiro(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 11:28

Bom dia,

Estou com dúvida em relação à entrega da DIPJ 2009 de empresa comercial.

A empresa foi constituída por outro Contador em novembro de 2008. E por todo aquele período não houve atividades na empresa, entenda-se atividade por emissão de notas fiscais e compra de mercadorias. Essa situação perdurou até janeiro de 2009, quando por ocasião de compras de mercadorias começou a comercialização efetivamente e consequentemente emissão de notas fiscais.

A empresa não teve funcionários no ano de 2008. Diante disso, gostaria de saber como fazer a DIPJ para essa situação específica? Alem disso, se é obrigado a apresentar DCTF desses dois meses de 2008 e DACON. Ou se existem outras obrigações referentes a esse período de dois meses que eu esteja esquecendo de mencionar.

Antecipadamente agradeço a sua ajuda!

Estou iniciando e são naturais algumas dúvidas.

Verissimo Lomba Oliveira

Verissimo Lomba Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 15:44

Boa tarde amigos!!!
Estou com uma dúvida na DIPJ/2009:
- A empresa "X" excedeu o limite de faturamento no 4º trimestre/2008, logo, o sistema fiscal calculou os 16% do IRPJ retroativos referentes 1º ao 3º trimestre/2008, até ai tudo normal; Na importação da DIPJ do meu sistema fiscal para o Programa da RFB, na ficha 60 - "Discriminação da Receita por CNAE... etc." traz correto, mas no final "Valor Total da Receita de Vendas da PJ" a DIPJ está somando o Faturamento do ano(total CNAE) com o valor excedente referente aos 3 trimestres anteriores, isso está correto? Ao meu ver, o valor dos trimestres anteriores está em duplicidade, consultei o suporte do meu sistema e disseram-me que essa soma quem faz é a DIPJ RFB, que a importação está correta.

Desde já, muito obrigado

Editado por Verissimo Lomba Oliveira em 22 de junho de 2009 às 15:43:44

Verissimo Lomba

"Aqui se aprende muito mais"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade