Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 635

regime de caixa

EMILSON ROBSON GUIMARAES

Emilson Robson Guimaraes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2016 | 13:31

boa tarde prezados consultores, eu desejo saber se uma empresa que recebe pelos servicos prestados com prazo de 45 dias, para adotar o regime de caixa, como fica os recebimentos com prazos acima de 30 dias, possível? Pelo que eu li e entendi e que os prazos geralmente aceito pelo fisco sao de 30 dias! Agradeco a atenção!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Domingo | 11 dezembro 2016 | 11:22

Emilson, esse prazo de 30 dias não existe. Venda a prazo é venda a prazo.

No regime de caixa, empresas do Simples Nacional deverão tributar os créditos não recebidos em dezembro do exercício seguinte, enquanto que empresas do Lucro Presumido, efetivamente tributarão no mês em que ocorrer o recebimento.

Os controles para quem opta por este regime é considerável, o que valeria a pena para contribuintes que vendem a prazo para recebimento num período relativamente longo. Se for por um, dois meses, não minha concepção, não valeria a pena.

COMO LIDAR COM OS CRÉDITOS NÃO RECEBIDOS DAS EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL:

Os créditos não recebidos comporão base de cálculo do DAS nas seguintes hipóteses:
a) até o último mês do ano-calendário subsequente àquele em que tenha ocorrido a receita tributada (da venda de mercadorias/serviços);
b) encerramento de atividade (no mês em que ocorrer o evento).
c) retorno ao Regime de Competência (no último mês de vigência do Regime de Caixa);
d) exclusão do Simples Nacional (no mês anterior ao dos efeitos da exclusão).

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade