x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 5.647

Venda de veículo que está no CNPJ da empresa

Marne Campos

Marne Campos

Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 8 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 13:45

Olá Pessoal

No início do ano, meu pai viu um programa de desconto para PJ na Ford e pediu para comprar um veículo usando o CNPJ da nossa MEI. Eu fui contra, mas enfim... ele comprou.

Isso foi início de 2016 e ele disse que antes do final de 2016 passaria o carro para o nome dele, assim nem precisaríamos declarar no imposto de renda como um bem da empresa, o que segundo ele nos eximiria de qualquer ônus.

Estamos em dezembro/2016 e estou cobrando que ele faça essa transferência, porém estou com receio que isso possa gerar algo a pagar para a nossa MEI, que já teve seu desenquadramento solicitado e a partir de janeiro/2017 será uma ME.

Sabem me dizer se tem algum tributo para pagar na transferência desse veículo do nosso CNPJ para o CPF dele? Qual é a melhor forma de fazer isso?

Na época eu fui contra pois o capital social da empresa era de R$2.000,00 e o veículo custou quase R$40.000,00.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 17:50

Caro colega, pai e pai, ele visou o aspecto do custo, dos juros, nisso esta correto, quanto a venda, ou seja passar do CNPJ, para o CPF dele, tudo bem desde que nao tenham divida como MEI, seja de qualquer natureza, quanto ao valor , vendera por menos que comprou ou o mesmo valor, ate ai tudo bem sem problemas, mas e as prestaçoes ja acabaram, se nao tera que negociar as que faltam e ai os juros serao os de PF, entendeu. Principal em qualquer negocio e o planejamewnto, nota-se que devem possuir um negocio promissor, entao planeje, sempre.olhando sempre o futuro, outra Dica , nao misture contas da Firma com as pessoais, esse e um dos principais fatores de insolvencia de empresas. Tudo separado, pode sair do mesmo Banco(conta), mas com controles separados, para nao começarem a achar que tem mais Lucro do que o verdadeiro lucro, olho vivo nos custos e boa sorte.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade