x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.168

Contabilidade rural

Visitante não registrado

há 15 anos Domingo | 21 junho 2009 | 13:05

Bom dia a todos.

Tenho dúvidas acerca da existência ou não de vantagens em transformar o produtor rural pessoa física em uma empresa que explora a atividade rural.

O resultado (diferença entre receita bruta e despesas de custeio e investimento) da atividade rural da pessoa física é tributado a 27,5% no IR.

No caso de pessoa jurídica tributada pelo lucro real o IR será menor (alíquota da 15% somado a eventual adicional de 10%), mas ainda incidirá a CSLL e PIS/COFINS (não cumulativo).

A primeira vista, portanto, parece não existir vantagem em explorar a atividade rural sob a forma de pessoa jurídica.

Porém, não consigo visualizar se existiria algum benefício decorrente da mundaça do regime de reconhecimento de receitas, já que o produtor rural pessoa física reconhece receita pelo regime de caixa e a pessoa jurídica tributada pelo lucro real reconhece pelo regime de competência.

O fato de reconhecer receita pelo regime de competência e de poder fazer o uso da depreciação acelerada pode levar à conclusão de que vale a pena constituir uma pessoa jurídica para explorar atividade rural tributando-a pelo lucro real?

Gostaria de ajuda para compreender tal situação.

Desde já agradeço.

Abraço

Visitante não registrado

há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 21:58

Olá Andre.

Não, ainda não está resolvido tal questionamento.

Evolui em alguns aspectos ligados à compreensão da apuração do IR do produtor rural (pessoa física).

Mas quando procuro entender se seria mais vantajoso explorar a atividade rural constituindo uma empresa eu não consigo chegar a uma resposta.

Muito obrigado por questionar e também já agradeço de antemão se puder me dar um norte quanto a essa dúvida.

Um abraço

Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1 , Cortador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 20:00

Oi Fabio boa noite

o teu calculo estão super corretos, como ja foi dito por outros companheiros. O problema que vejo e que tambem passo aqui no escritorio em floripa é os clientes que fazem livros caixas. O maior problema é fazer com que eles entendam que existem desembolsos que não são dedutives ao IR. Mas fazer oque né? bom qualquer coisa pode me add msn. abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade