Boa tarde Denis!
A matéria que você precisa é extensa, por isso aconselho você a procurar um Curso Específico, quando a empresa optar pelo regime, sendo Lucro Real ou Presumido.
Bem resumido os Regimes Tributários.
Simples Nacional -> É aplicado um % sobre o faturamento liquido (bruto - Devoluções) conforme a Faixa de Enquadramento na esfera Federal. Na esfera Estadual, se a empresa Adquirir produtos de Outros Estados (não importando a sua utilização) paga-se a recomposição de alíquota do ICMS.
Lucro Presumido -> Incide PIS (0,65%)/, COFINS (3%) sobre o Faturamento mensal, e trimestralmente apura-se o IRPJ e a CSLL e dependendo o Adicional, O ICMS é apurado pelo RPA (ou seja, Creditos - Débitos = ICMS a Recuperar ou a Recolher), mensalmente. NA parte Trabalhista Incide o % da empresa (20%) e Outras Entidades.
Lucro Real -> Incide PIS (1,65%)/, COFINS (7,6% -> Regimes Não Cumulativos)) sobre o Faturamento mensal, e trimestralmente apura-se o IRPJ e a CSLL e dependendo o Adicional, onde tem-se a Opção de Levantar Balancetes de Suspensão e no final do Ano Apura-se o Lucro Real. O ICMS é apurado pelo RPA (ou seja, Créditos - Débitos = ICMS a Recuperar ou a Recolher), mensalmente. NA parte Trabalhista Incide o % da empresa (20%) e Outras Entidades.
Veja bem, explanei muito basicamente apenas para você ter una idéia de como funciona, onde não coloquei as bases legais para não ficar muito extenso, mas volto a recomendar que faça um curso especifico na definição do Regime Tributário.
Sds
Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...
Meus filhos... minha vida