Bianca Gonçalves
Iniciante DIVISÃO 4Boa tarde! Sou nova por aqui e não sou contadora e nem trabalho na área tributária, por isso, tenho muita dificuldade em entender os prazos e as nuances da Receita Federal. Tenho duas dúvidas. Vejam.
1ª ) Eu fiz uma declaração retificadora do ano calendário 2011,, exercício 2012, em 27/3/2016. ainda estava dentro do prazo de 5 anos? Fiz a retificação para excluir meus filhos, que recebiam pensão alimentícia, mas o pai declarava no meu CPF, infelizmente.
Na Declaração originária, tive que pagar R$ 3.600,00, mas excluindo os dependentes, teria que restituir R$ 721,00. Fiz a retificadora em 27/3/2016 e até hoje consta como status em processamento! Demora tanto assim mesmo ou eu estava fora do prazo?
Os R$ 3.600,00 que paguei podem ser restituídos? Com certeza, ao cruzarem os dados, verão que meu ex-marido declarou a pensão em meu nome e não no nome dos beneficiários, o que vai me reter na malha fina. Posso me adiantar e comprovar que os beneficiários da pensão eram os filhos e não eu? Como faço tudo isto? Estou perdida...rs...
2ª) Novamente, por conta do meu ex-marido, caí na malha fina de 2013/2014. Agendei a antecipação da malha fiscal, fui à Receita Federal em 10/4/2015 e apresentei todos os documentos exigidos.
Ocorre que já se passaram 20 meses e até o momento ainda não há uma posição sobre o requerimento de antecipação dessa análise da malha fina. Ainda consta, no eCAC, um link para eu retificar a DIRPF. Fui na Receita essa semana, perguntar se está faltando alguma documentação, porque no site há uma informação de que após o recebimento da documentação, a análise leva uns 60 dias. Lá me informaram que a Receita tem prazo de 5 anos para analisar a malha fina.
Creio que esta informação está equivocada. A Receita tem prazo de 5 anos para intimar o contribuinte para prestar informações. Ou será que após o recebimento dos documentos a Receita tem, ainda, mais 5 anos para analisar?
Em 2014/2015, também caí na malha fiscal, sempre porque meu ex-marido declara a pensão dos nossos filhos em meu nome, e a análise da documentação levou em torno de 2 meses.
Sério que a Receita, após requerimento de antecipação da análise da malha fiscal tem um prazo de 5 anos para analisá-lo?
Muito obrigada e espero que alguém possa me tirar estas dúvidas.