
Viviane Furlan Ferreira de Abreu
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoTenho um cliente MEI que pagou em duplicidade o DAS competência 11/2012. O procedimento de restituição é o mesmo para as empresas optante pelo simples nacional?
respostas 198
acessos 81.058
Viviane Furlan Ferreira de Abreu
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoTenho um cliente MEI que pagou em duplicidade o DAS competência 11/2012. O procedimento de restituição é o mesmo para as empresas optante pelo simples nacional?
Pablina
Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeOi, estou com o formulário de restituição. Devo levar a Receita e protocolar ou é enviada pelo site da Receita Federal?
QUais os documentos que devo anexar ao processo?
Ficarei grata!!!!!!
Veronice Rocha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!
Pessoal ao enviar uma solicitação de restituição dos impostos federais de uma DAS paga em duplicidade, o funcionário da RFB mandou que fosse feito um PER/DCOMP, eu não sabia que era aceito esse tipo de solicitação para o SN, e como foi o motoboy do escritório que foi à RFB não foi questionado isso. Mas baixamos o programa e no preenchimento pediram o código da Receita, preenchemos com o mesmo código que foi pago (3333) e este não foi aceito.
Alguém pode me ajudar com isso?
Felipe Gonçalves
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente FiscalVeronice, a guia do DAS não possui código da receita. Você deve preencher o Anexo único da Instrução Normativa RFB nº 1.224, de 23 de dezembro de 2011, que você acha no site da Receita Federal. É muito simples o preenchimento. Preencha os dados solicitados no formulário, anexe cópia da documentação da empresa e vá junto à Receita Federal com originais em mãos para comprovar a autenticidade dos documentos e assim, você entra com o processo. É muito demorado. A análise é muito complexa e como se trata de restituição, a Receita não libera fácil. A mais, beleza, mas quando é pra tirar dos cofres públicos, não é simples. Quaisquer dúvidas, posta aí que se eu puder, lhe respondo.
Veronice Rocha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Felipe, muito obrigada!
Foi exatamente o que fizemos, no entanto a RFB mandou por escrito num rascunho de papel que fosse feito o PER/DCOMP. Diante disso, irei eu mesma no órgão me informar sobre essa informação que me foi passada.
Quando eu obtiver a confirmação e/ou esclarecimento desse procedimento compartilharei com vocês.
Felipe Gonçalves
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente FiscalEstranho porque o PER/DCOMP é utilizado para DARF. Lembrando que a restituição do Simples Nacional não restitui o ISS e ICMS. O dinheiro é repassado pela União às respectivas repartições e assim, sua restituição deve ser feita nas mesmas (Prefeitura e Secretaria de Fazenda do Estado). Assim, procure se informar nestas repartições quanto ao ISS e ICMS a restituir. Qualquer novidade, divida conosco para estarmos cientes das novidades. Agradeço desde já.
Jose Carlos Nais
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeVeronice, já aconteceu comigo a mesma coisa, na época foi o atendente que não estava sabendo o meio correto, que foi como eu fiz desde do inicio, que é exatamente o que o Felipe te orientou.
Veronice Rocha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Pode deixar, vou me informar tanto na RFB e na SEFAZ-DF e compartilho com vocês sim.
Veronice Rocha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)José Carlos, obrigada!
Provavelmente foi um equívoco por parte do atendente, de qualquer forma irei aos órgãos com os documentos para solicitar o protocolo, e questiono a informação.
Mais uma vez, agradeço Felipe e José Carlos.
Felipe Gonçalves
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente FiscalInfelizmente, em cada lugar que vamos, somos atendidos de uma forma...a Receita Federal é federal, como o próprio nome diz, mas não existe padrão ou preparo dos funcionários da mesma. Há diferença entre uma delegacia e outra, imagina em diferentes estados? Boa sorte com o seu processo.
Guilherme Sampaio Viana
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeInfelizmente nesses Órgãos Públicos aqui do Brasil os funcionários parecem que são treinados é para mandar o contribuinte voltar sem resolver nada, 90% deles são desenformados e não tem a coragem de ajudar ninguém. Mais Veronice o jeito que você fazendo é a maneira correta mesmo, eu também sofri um pouquinho pra conseguir da entrada no processo, e para receber que foi pior ainda, mais de dois anos esperando a boa vontade deles. Boa Sorte!
Veronice Rocha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Rosiele S. de Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde a todos!
Estou preenchendo o anexo para pedido de restituição do simples, mas surgiu uma dúvida. Qual o valor que devo informar em " VALOR DO DAS" significa que devo informar o valor que foi pago, ou o valor gerado após a retificação da informação. E no " valor original do pagamento indevido ou a maior" o que devo colocar?
Felipe Gonçalves
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente FiscalRosiele, você deve preencher o valor que deveria ter pago no campo "Valor do Das" e o valor que você realmente pagou no campo " valor original do pagamento indevido ou a maior". Lembrando que no campo "VALOR DA RESTITUIÇÃO/RESSARCIMENTO", que fica na primeira página do anexo único, você preencherá o valor pago a mais descontando valores de ICMS e ISS, se houver porque a restituição destes impostos deve ser pedida na secretaria de Fazenda do Estado ou na Prefeitura do Município.
A União só restitui o valor dos impostos federais.
Roseane Pedrosa dos Santos
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia a todos,
Tenho um cliente Simples Nacional que em 2011 foi recolhido a maior o valor do DAS, devido as farmácias serem imunes a PIS E Cofins. Entendi quanto a restituição (Preencher o formulário e solicitar restituição a receita federal) porém fiquei com uma dúvida. Vou precisar retificar PGDAS-S de 2011 ? Para já constar o pagamento a maior para receita ?
Grata
Roseane Santos
Felipe Gonçalves
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente FiscalRetifique a apuração do Simples Nacional no período desejado e anexe o extrato do mesmo, junto ao pagamento das guias e o formulário, pois só efetuando a retificação, a Receita Federal terá entendimento do pagamento a maior.
Valéria
Prata DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeBoa Tarde
Por favor, não consegui localizar um tópico mais recente sobre o assunto, então vou postar minha dúvida aqui e agradeço quem possa me ajudar.
No caso de simples pago a maior:
- não há compensação, só restituição?
- o pedido é feito através do perdcomp, mas minha dúvida é: eu tenho que pedir a restituição para a receita, prefeitura e previdência, visto que este valor foi repassado para estes orgãos? Ou faço apenas um para a Receita e ela se encarrega do resto?
Muito obrigada
William Carvalho
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Sonia, a receita federal esta prometendo um programa que pelo que entendi vai possibilitar o pedido de restituição e compensações do simples, parece que sai ainda em 2013, porem como ja está no fim do ano creio que fique para 2014.
Felipe
Iniciante DIVISÃO 1Estou com a mesma duvida da sonia, paguei o mesmo simples 2 x qual o melhor maneira para restituiçao? Tenho que preecher so o anexo e ja me
Devolvem o valor total? Qual prazo medio para devolverem o dinheiro? Obrigado Felipe
Luciana Dias Barros
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeOi amigos.
Vejam:
O Artigo 3º e seguintes da Resolução CGSN 39/2008 normatizam a restituição dos impostos e contribuições que compõem o Simples Nacional cuja a administração não esteja a cargo da Receita Federal, nestes termos:
Artigo 3º A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional somente poderá solicitar a restituição de tributos abrangidos pelo Simples Nacional diretamente ao respectivo ente federativo, observada sua competência tributária.
Já o § 12º, Artigo 3º da IN RFB 900/2008 permite a restituição dos impostos e contribuições que compõem oSimples Nacional, administrados pela Receita Federal, desde que requerida mediante o formulário Pedido de Restituição, constante do Anexo I daquele dispositivo.
§ 12. O pedido de restituição de tributos administrados pela RFB, abrangidos pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) , instituído pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, deverá ser formalizado por meio do formulário Pedido de Restituição, constante do Anexo I.
Os procedimentos para compensação e ou restituição no âmbito do Simples Nacional, pode ver nos Artigos 116 e seguintes da Resolução CGSN nº 94/2011
At.
Felipe Gonçalves
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente FiscalDesculpem a demora. Estou meio sumido daqui. Bem, para efetuar o pedido de restituição é necessário primeiro destacar a atividade da empresa. Caso ela seja comércio, você deverá pedir a restituição destacando no formulário os valores pagos no simples indevidamente, não levando em consideração o ICMS. Ou seja, uma empresa enquadrada no acumulado da Receita bruta dos últimos 12 meses na primeira faixa, paga apenas INSS/CPP e ICMS. Nesse caso, só destacará o INSS/CPP e o ICMS deverá ser solicitado junto a Secretaria de Fazenda do seu estado. No caso de empresa prestadora de serviços, o mesmo vale para o ISS. Solicite restituição junto a Prefeitura do município da empresa. Att.,
Joilson P. Muniz
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde, alguem ja conseguiu fazer algum pedido de compensacao no aplicativo do simples nacional, deste o dia 25/02 so da erro.
Eliandro Luiz
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa noite, Joilson eles disponibilizam o aplicativo, só que não funciona, tive o mesmo problema na hora de preencher...Minha dúvida é a seguinte:
fiz o pedido de restituição direto na receita, formulei um processo a mais de 1 ano e até agora nada de respostas, será que terei que pedir para cancelar o processo e quando esse aplicativo funcionar faço o pedido de compensação nele??? Não fiz os pedidos nos outros orgãos não, primeiramente só fiz na receita. pois tenho medo de conseguir compensar no sistema e o processo restituir os valores. Alguem sabe algo sobre isso? terei que cancelar o processo?
Ana Carolina dos Santos Alves
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeMe desculpe se passou por despercebido, mas eu não sei o que colocar em (numero do documento) no formulario 4. Se alguem souber, por favor.
Grata desde já,
Ana C.
Márcia
Bronze DIVISÃO 4Bom dia,
Pessoal, tenho uma empresa que pagou o DAS referente a 2 NFs do mesmo valor, quando o correto seria apenas 1.
Como faço a compensação deste valor?
Obrigada.
Joilson P. Muniz
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a) Márcia
faz a retificação do das e o valor pago a maior você pode utilizar o aplicativo do simples nacional em compensação pedido e fazer a compensação em caso se tiver valor em aberto...
Frank Nunes Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom dia, amigos!
Posso solicitar restituição do Simples Nacional referente a competência 08/2007, já que o Portal do Simples não permite que eu faça compensação desse período?
Abraços,
Márcia
Bronze DIVISÃO 4Oi Joilson, obrigada pela resposta!
A empresa não possue valore em aberto de DAS.
A competência na qual me refiro que foi paga a mais foi a 04/2014.
Eu retificando, irá gerar um credito, correto?
Consigo utilizar esse credito para abater na competência 05/2014?
Obrigada novamente.
Joilson P. Muniz
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Márcia sim pra você aproveitar esse credito você teria que ta em aberto algum valor ai compensaria voce pode usar esse valor pra futuros impostos e aberto ou pedir a restituição que e bem demorada..
Márcia
Bronze DIVISÃO 4Obrigada Joilson.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade