x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 5.247

Retificação de DEFIS

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 16:41

Boa tarde pessoal!

Gostaria da opinião de vocês, fui enviar a DEFIS de uma empresa que passei a trabalhar no final do ano passado e me deparei com uma situação complicada. O antigo escritório enviou as declarações dos anos base de 2012 até 2015 com saldos em caixa diferentes dos relatórios que me foi entregue. Ao realizar a DEFIS de 2016 observei que o saldo final de 2015 que deveria ser o mesmo inicial de 2016 não fecha com o valor final de 2016, pois mesmo somando: Saldo inicial 2016 + Receita Bruta total ( sem dedução alguma de custos e despesas) não chegaria ao saldo de Caixa presente no relatório. Diante disso tive a curiosidade de observar os anos anteriores e nenhum deles bate os saldos em caixa com os relatório. Aí eu pergunto, o que fazer? Na opinião de vocês, devo retificar todas essas DEFIS com os saldos que estão no relatório, ou apenas retifico a de 2016 com o saldo inicial correto e o respectivo saldo final?

Espero que tenham entendido e possam me ajudar!

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 17:22

Juliana,

Todas as declarações entregues ao fisco, sejam elas DEFIS ou outra qualquer, devem prestar informações reais e condizentes à realidade da empresa. Afinal, um dos principais papéis da contabilidade é prestar informações aos interessados.

Por isso, recomendo que você retifique as DEFIS para que os valores sejam corrigidos.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 17:31

Daniel muito obrigada pela sua opinião. Eu fiquei com um pouco de receio, pelo fato dessas declarações terem sido enviadas pelo antigo escritório de contabilidade e por já ter esse tempo todo. O fato de fazer essas retificações mesmo depois desses anos não aumenta nem diminui as chances de uma possível fiscalização não é mesmo?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 08:36

Juliana,

Creio que chamará mais a atenção do fisco uma declaração em que o saldo final de um ano é diferente do inicial de outro. E a lei permite que você retifique a declaração. Por isso realmente não há problemas quanto a isso.

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Diego Utzig

Diego Utzig

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 16:27

Juliana Silva dos Santos

Já aconteceu a mesma situação com um cliente vindo de outro escritório para o nosso. Inclusive a retificação que a gente entregou mudou para maior o valor dos impostos a pagar. Até o momento não fomos fiscalizados só constou o novo valor referente ao Simples Nacional. O valor do débito menos o valor pago.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade