x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 562

Desenquadramento do MEI

Sandro

Sandro

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 16:48

Boa tarde,

Prezados, colegas, estou com a seguinte situação:

Um cliente acabou de ser desenquadrado do MEI no portal do MEI e também na JUCESC e agora passará a recolher os tributos pelo regime do Simples Nacional.

Eu farei a contabilidade desta empresa, no entanto, me surgiram algumas dúvidas tais quais:

01 - Após o desenquadramento citado, algum documento deve ser apresentado para a Receita Federal, JUCESC ou para a prefeitura?
02 - Este cliente possuirá dois funcionários, poderiam me passar ou me indicar materiais onde constam as obrigações principais e acessórias sobre a folha de pagamento?
03 - Onde ficará registrado que eu farei a contabilidade da empresa? Quais documentos devem ser apresentados?

Obs.: Pergunto por que este é o meu primeiro cliente formalmente falando.

Att,

Sandro

Att,

Sandro J Oliveira
Contador - CRC-SC 040660/O-3
LUIZ EUCLIDES OLIVEIRA JUNIOR

Luiz Euclides Oliveira Junior

Prata DIVISÃO 3 , Professor(a)
há 8 anos Sábado | 28 janeiro 2017 | 12:59

Olá

DESENQUADRAMENTO MEI - JUCESP
O primeiro passo é entrar na página de serviços do SIMEI, no portal do Simples Nacional, e comunicar o desenquadramento. Para isso, será preciso um certificado digital ou código de acesso.

Assim que seu desenquadramento tiver efeito, você precisará ainda registrar o ato na Junta Comercial de seu Estado. Para tal, é necessário apresentar os seguintes documentos: Comunicação de Desenquadramento do SIMEI - você pode obtê-la em Consulta de Optantes (somente depois que o pedido de desenquadramento tiver sido aprovado), no portal do Simples Nacional.

Formulário de desenquadramento - o modelo varia de acordo com o Estado. Procure obtê-lo no site da Junta Comercial. Se a sua empresa está sediada no Estado de São Paulo, baixe este formulário. Em nome empresarial, preencha o nome de sua MEI, que é composto pelo seu nome e CPF, e acrescente - ME. No item "opção de alteração" escolha "Outros" e em "Atos" escreva "desenquadramento de SIMEI"

Requerimento do empresário, solicitando ao presidente da Junta Comercial o desenquadramento de sua empresa (três vias).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade