André
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) EmpresasBoa tarde a todos, sempre que quero tirar dúvidas busco nos tópicos aqui do fórum, infelizmente ainda não encontrei nenhuma discussão sobre decisão estratégica de mudança na opção tributária.
Primeiramente não sou contador, tenho uma empresa varejista (vestuário). Atualmente a empresa está no Simples Nacional e o faturamento anual de 2016 foi de 1 milhão de reais.
Quando eu realizo uma analise pura, considerando os meus custos e o meu faturamento, o Simples Nacional é a melhor opção.
Mas infelizmente não conseguimos creditar o ICMS, minha dúvida é:
- Estratégicamente, vale a pena eu mudar pra Lucro Presumido (ou Real) para vender mais barato? (já que o ICMS deixa de ser custo e se torna crédito), pra fazer isso eu precisaria aumentar minha verba de compra também em aproximadamente 25%.
Como eu conseguiria calcular realmente se vale a pena? Alguem poderia me ajudar compartilhando alguma calculadora muito boa ou me ensinando a fazer o comparativo?
Outra dúvida, eu sou do estado de São Paulo e minhas compras a maioria é do Sul do país, ou seja, o ICMS de la é em média 12%, hoje pelo simples eu pago a diferença de alíquota, no Lucro Presumido (ou Real) precisaria pagar essa diferença também? Essa diferença entra como crédito ou não?
Creditando o ICMS, considero que vendendo mais barato, a empresa faturaria mais também, mas para ser conservador, prefiro considerar exatamente o mesmo faturamento do ano passado.
A pergunta que fica, vale a pena aumentar meu estoque e ser mais competitivo em relação ao custo e aumentar a burocracia da empresa e arriscar aumentar o custo tributário?
Desde já agradeço a atenção de todos e o conhecimento compartilhado!
Abraços!