x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 9.256

Emissão de NFe de veículo Usado

Rejany Marques

Rejany Marques

Iniciante DIVISÃO 4
há 8 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 16:06

Olá,
Estou emitindo uma nota de venda de veículo usado, gostaria de saber como devo proceder com o preenchimento de PIS e COFINS, pois como se trata de uma empresa de lucro presumido o cálculo dela para a apuração dos imposto é sobre a diferença da compra para a venda, na nota como vai ficar a emissão?
Lanço PIS E COFINS 01 e o valor da base de cálculo será a diferença da compra para a venda, ou será o valor total venda?

Saul

Saul

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 16:25

4. Percentual aplicável para fins de determinação do lucro presumido

Caso a revendedora de veículos usados opte pelo regime do lucro presumido, deve computar como receita de vendas de veículos usados (adquiridos para revenda ou recebidos como parte do preço da venda de veículos novos ou usados) a diferença entre o valor pelo qual o veículo usado foi alienado, constante da nota fiscal de venda, e seu respectivo custo de aquisição, constante da Nota Fiscal de Entrada, que deve corresponder ao preço ajustado entre as partes.

A legislação do Imposto de Renda é omissa quanto ao percentual de determinação do lucro presumido, não existindo, por parte da Receita Federal nenhuma manifestação a respeito do assunto. Contudo, em várias regiões do país há decisões favoráveis à adoção do percentual de 32%. Para saber exatamente qual o percentual que deve ser considerado, recomenda-se a solução mais segura e ágil do mercado, o IOB Simulador Tributário.

www.iobsimuladortributario.com.br

A PIS/Pasep incidente sobre as vendas de carros usados será tributada à alíquota de 0,65% sobre a diferença entre o valor pelo qual o veículo usado houver sido alienado, constante da nota fiscal de venda, e o seu custo de aquisição, constante da nota fiscal de entrada, conforme art. 10, § 5º, da Instrução Normativa SRF nº 247/2002.

A COFINS incidente sobre as vendas de carros usados será tributada à alíquota de 3,0% sobre a diferença entre o valor pelo qual o veículo usado houver sido alienado, constante da nota fiscal de venda, e o seu custo de aquisição, constante da nota fiscal de entrada, conforme art. 10, § 5º, da Instrução Normativa SRF nº 247/2002.

"Eu não sou eu nem sou o outro
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro."

mário de Sá Carneiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade