x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 564

adriana

Adriana

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 22:49

Boa noite! Eu gostaria de esclarecer uma dúvida, eu faço a contabilidade de uma empresa do lucro real que paga irpj e csll mensal, a apuração é real, gostaria de saber se a base de cálculo é cumulativamente mês a mês ou não, calcula em cima do lucro do mês ? Por exemplo: o lucro de janeiro foi 100.000,00 e fevereiro foi 80.000,00, o cálculo do irpj de fevereiro vai ser em cima de 180.000,00 e depois diminui o que foi pago em janeiro?

Douglas Luiz Souza de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 23:21

Boa noite Adriana,

Bom você deve estar querendo dizer que sua empresa é lucro real anual, que realiza antecipações mensais. Neste caso a empresa realiza meras antecipações e o fechamento do período ocorre apenas no fim do ano.

Respondendo sua pergunta, sim, a contabilidade é cumulativa, no seu exemplo empresa apura o lucro fiscal em Janeiro de R$ 100 mil, e recolhe os impostos sobre este resultado, e em Fevereiro o lucro fiscal é R$ 80 mil, então ele ficará suspenso deste recolhimento neste mês. Por exemplo caso a empresa no mês de Novembro fechar com lucro de R$ 200 mil e no mês de Dezembro (fechamento do lucro real anual) este lucro reduzir para R$ 100 mil, o único jeito de se restituir deste imposto pago a maior será via PER/DCOMP.

Lembrando que você pode optar pelo regime de estimativa ou apurar o lucro real todo mês, resultando que pode ser um bom planejamento tributário aos olhos de um bom contador.

O assunto é complexo, merece ser estudado, espero ter ajudado!

adriana

Adriana

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 09:24

Bom dia! Douglas eu não entendi a parte que voçê falou "e em Fevereiro o lucro fiscal é R$ 80 mil, então ele ficará suspenso deste recolhimento neste mês." Porque eu estou pagando o imposto todo mês com base no lucro do mês, minha dúvida é se eu somo o lucro do mês com o lucro do meses anteriores, calculo o imposto em cima desse acùmulo e depois diminuo o valor que ja foi pago. Entendeu minha pergunta?

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 10:20

Isso que dizer que contabilidade não zera de um mês para o outro, se você pagou sobre R$ 100 mil em Janeiro, e em fevereiro seu lucro diminuiu R$ 80 mil, não precisa recolher o IRPJ e a CSLL. Salientando, quando você faz a contabilidade de Fevereiro, os lançamento de Janeiro continuam.
Caso a empresa em Fevereiro, o lucro tivesse fechado em R$ 110 mil, a empresa recolheria impostos sobre R$ 10 mil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: