x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.022

Imposto de renda PF

Rafael Gomes dos Santos

Rafael Gomes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Programador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 3 julho 2009 | 20:08

Sou analista de sistemas e trabalho no regime PJ. Tenho uma empresa Limitada. Declaro pró-labore de um salário mínimo e o restante como distribuição de lucros. Não pago imposto de renda pessoa física. O quanto estou errado? Fui instruido pelo meu contador, mas estou preocupado com a situação. Outra, qual a aliquota do gps que devo pagar? Preciso pagar inss também?

Estou procurando algum contador próximo com escritório próximo à avenida paulista que possa me ajudar. Estou pensando em abrir uma nova em empresa e inativar esta.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 6 julho 2009 | 14:55

Boa tarde Rafael Gomes!!!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à suas dúvidas:

O quanto estou errado?

De acordo com suas informações, não tem nada errado. Está tudo correto, desde que você realmente retire apenas 01 salário mínimo de pró-labore e as ditribuições do Lucro estajam dentro do limite estabelecido pela legislação.

Outra, qual a aliquota do gps que devo pagar?

Se você estiver se referindo ao INSS de sua retirada de pró-labore, a alíquota é de 11%.

Preciso pagar inss também?

Sim, havendo a retirada do pró-labore, você deve sim efetuar a retenção do INSS e o recolhimento.

Persistindo as dúvidas, volte a postar!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 6 julho 2009 | 17:35

Rafael Gomes,

Qual a diferença ntão entre a retirda de pró-labore e a distribuição de lucro? Qual seria esse limite?

Muito já se discutiu no Fórum Contábeis sobre este assunto. Se eu vier a escrever novamente aqui, estaria apenas repetindo o que já temos disponível no nosso Banco de Dados.
Por isso, aconselho você a fazer uma pesquisa sobre o assunto. Tenho certeza que irá aprender muito sobre o assunto.
Para início, pode dar uma lida nesta postagem.

Inss e GPS é a mema coisa?

INSS é o imposto propriamente dito ao passo que a GPS é a guia para o recolhimento do INSS.

Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Bons estudos!!!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade