x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.022

Imposto de renda PF

Rafael Gomes dos Santos

Rafael Gomes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Programador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 3 julho 2009 | 20:08

Sou analista de sistemas e trabalho no regime PJ. Tenho uma empresa Limitada. Declaro pró-labore de um salário mínimo e o restante como distribuição de lucros. Não pago imposto de renda pessoa física. O quanto estou errado? Fui instruido pelo meu contador, mas estou preocupado com a situação. Outra, qual a aliquota do gps que devo pagar? Preciso pagar inss também?

Estou procurando algum contador próximo com escritório próximo à avenida paulista que possa me ajudar. Estou pensando em abrir uma nova em empresa e inativar esta.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 6 julho 2009 | 14:55

Boa tarde Rafael Gomes!!!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à suas dúvidas:

O quanto estou errado?

De acordo com suas informações, não tem nada errado. Está tudo correto, desde que você realmente retire apenas 01 salário mínimo de pró-labore e as ditribuições do Lucro estajam dentro do limite estabelecido pela legislação.

Outra, qual a aliquota do gps que devo pagar?

Se você estiver se referindo ao INSS de sua retirada de pró-labore, a alíquota é de 11%.

Preciso pagar inss também?

Sim, havendo a retirada do pró-labore, você deve sim efetuar a retenção do INSS e o recolhimento.

Persistindo as dúvidas, volte a postar!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 6 julho 2009 | 17:35

Rafael Gomes,

Qual a diferença ntão entre a retirda de pró-labore e a distribuição de lucro? Qual seria esse limite?