x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 8.816

Tributação imobiliária

Clédio Leandro Pedralli

Clédio Leandro Pedralli

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 11:48

Olá pessoal,

É minha primeira participação neste fórum e gostaria de contar com a ajuda de vocês.

Tenho um cliente novo, vindo de outra empresa contábil, está loteando um imóvel com aproximadamente 180 terrenos e até o momento a empresa não tem contabilidade. Não tem orçamento, não tem nenhum planejamento de custos, não tem notas fiscais das despesas de investimento, referente tal loteamento.

Pergunto:

Como fica o tratamento tributário federal, já que a contabilidade está comprometida?

A dúvida maior é: É possível optar pelo lucro presumido?

As vendas dos lotes serão efetuadas somente após todas as obras estarem devidamente prontas (terraplenagem, tubulação de esgoto, iluminação, etc)

Desde já agradeço a compreenssão de todos!

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 08:44

Bom dia Clédio. Atualmente estou fazendo contabilidade de uma empresa imobiliaria, em igual situação de seu cliente. Primeiramente, deve estar constituida como pessoa juridica, CNAE 68.10-2/01 e 41.10-7/00. Só pode começar a vender lotes depois que o loteamento estiver devidamente regularizado no cartorio de registro de imoveis, e para que isso aconteça deve estar com todas as obras de infraestrutura prontas. Pode ser tributada pelo lucro presumido ou pelo lucro real, mas é bem provavel que pelo lucro presumido seja melhor. Não pode optar pelo simples nacional. Se as receitas forem sendo auferidas mensalmente, serão tributadas a medida que forem auferidas. Vai gerar uma sobra de caixa muito alta, e haverá necessidade de uma contabilidade bem feita para que o lucro "efetivo" seja distribuido aos socios.

Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 16 julho 2009 | 11:42

Queria dar continuidade a essa pergunta....estou com uma cliente querendo abrir uma imobiliária e tb tenho dúvidas sobre a tributação...Acho q o mas viável será o presumido, mas queria saber como será feita a base de cálculo dos impostos...O principal ponto da cliente é querer vender pra CEF...Os cálculos serão sobre as comissões dela?

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 16 julho 2009 | 11:55

Amigos bom dia.

Esse tema já por muitos foi debatido aqui no forum, a partir do link Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=atividade+imobiliaria" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">atividade imobiliária, é possivel tirarem suas dúvidas.

Bons estudos!

Ps... procurem sempre pesquisar no banco de dados do Forum, pelo que 95% das dúvidas contidianas já foram tratadas por aqui.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade