Valter de Jesus
Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)Restituição de PIS/COFINS pagos durante anos, sendo que a empresa tinha direito a isenção
Olá. Gostaria de sugestões e esclarecimentos se puderem me ajudar.
Minha empresa presta serviços à uma empresa localizada no exterior, e esta paga através de Ordem de Pagamento em Dólares americanos.
Descobri esta semana que minha empresa teria direito a isenção do PIS e COFINS, devido a esta condição.
Como minha empresa estava no Simples Nacional, acabava pagando sem ver, pois os valores estavam embutidos no DAS. Porém devido ao faturamento do ano anterior ter ultrapassado o teto, este ano mudou para Lucro Presumido. E desta forma, vi que realmente estava pagando PIS e COFINS ao vir as guias separadas.
Ao consultar os extrados no portal do simples nacional, percebi que meu contador nunca declarou tais receitas como sendo do Mercado Externo no PGDAS-D. E por isso o PIS e COFINS era cobrado ao gerar a DAS.
Meu Contador, infelizmente nunca me orientou, nem fez da forma correta.
Segundo cálculos preliminares só no ano passado foram mais de R$ 100,000 pagos desnecessários entre PIS e COFINS
Minha dúvida é a seguinte:
Seria possível fazer uma retificação das DAS emitidas nos anos anteriores, de forma que gerasse um crédito junto a receita federal para os impostos futuros? Ou poderia ser feito algo na DIRPJ deste ano, a fim de conseguir corrigir ao menos os erros do ano passado, que foi o ano de maior faturamento da empresa.
Infelizmente meu contador parece bastante perdido no assunto. Nunca fez contabilidade de uma empresa no segmento da minha, com receitas vindas do exterior. Disse que teria de abrir um processo contra a receita federal solicitando ressarcimento. E se eles acharem que minha empresa não tem direito a receber nada de ressarcimento, poderão aplicar uma multa de 200% sobre o valor solicitado.
Se puderem me dar alguma orientação, serei muitíssimo grato.
Obrigado a todos!