x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 459

Valério Francisco da Silveira

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 13:37

Boa tarde pessoal, preciso de uma ajuda, seguinte:

Uma empresa do lucro real, no 2ª trimestre de 2016 deu 2.500,00 de IR, foram pagas duas quotas de 1.250,00. O contador, no 3ª trimestre, notou que apurou o 2ª trimestre errado e faltaram 1.082,14 totalizando no geral 3.582,14. Na sua correria fez uma guia no valor de 1.082,14 referente ao 2ª trimestre com juros e multa para empresa pagar no final do 3ª trimestre. Pergunto: Esta certo esse procedimento? Se estiver, como informo na DCTF já que a ultima ficou com valor diferente das duas primeiras quotas pagas? Meu, que rolo... O que eu faço?

Valério F.S
Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a)
há 8 anos Sábado | 4 março 2017 | 13:24

É Valério, que rolo rsrsr..

bem eu não vou ter base legal para fundamentar minha reposta, mas, penso que, uma vez que você optou pelo pagamento de cotas o correto era pegar R$1.082,14 dividir entre as duas cotas e pagar as duas guias recalculadas conforme o vencimento de cada cota.

Eu não sei o que fazer neste caso, não tive algo parecido, talvez algum colega tenha solução melhor que a minha.

O que eu faria era fazer isso, dividir entra as duas cotas, declara o imposto devido em cotas, e depois fazer um PER/DCOMP de compensação para pagamento indevido ou a a maior para esse pagamento de R$1.082,14 e apontaria o numero desta declaração de compensação na DCTF para "matar" os débitos.

Eu acho que funciona. Mas pode ser que tenha solução mais simples.

Raphael Patera

Raphael Patera

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 8 março 2017 | 18:06

Não sei se conseguiu resolver, mas uma outra solução (bem semelhante ao que o colega Lyniker de Lima Santos comentou):

IRPJ Total R$ 3.582,15 = 3 Cotas R$ 1.194,05

DCTF
Primeiro pagamento de 1.250:
Preenche o DARF e no campo "valor pago do débito" 1.194,05 (guarda a diferença de R$ 55,95)

Segundo pagamento de 1.250:
Preenche o DARF e no campo "valor pago do débito" 1.194,05 (guarda a diferença de R$ 55,95)

Terceiro pagamento de 1.082,14:
Preenche o DARF igual ao pagamento.

Compensa com os saldos de R$ 55,95 x 2 a maior em uma Dcomp.

Como eu disse "muito semelhante" a resposta anterior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade