x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 28.354

É obrigatório o recolhimento do INSS para único sócio-propri

Danilo Resende

Danilo Resende

Iniciante DIVISÃO 2 , Programador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 11:17

Olá,

Recebi a seguinte mensagem[0] do meu contador e não consegui esclarecer com ele se eu realmente me enquadro na obrigatoriedade de recolher o INSS, pois sou uma empresa do Simples Nacional e único sócio, sendo que não tenho funcionários.

Procurando na internet encontrei alguns lugares dizendo que o recolhimento do INSS para empresa Simples é facultativo. Mas como sou leigo no assunto não sei prosseguir. Alguém teria alguma sugestão de leitura sobre o assunto, ou mesmo saber me informar se terei algum risco em não pagar o INSS?

Nota: Tenho essa empresa há 6 anos para realizar serviços na área de informatica e nunca recolhi INSS por ela.

[0] Segue a mensagem que recebi:

I M P O R T A N T E
OBRIGATORIEDADE DE RECOLHIMENTO DE INSS SOBRE PRO LABORE

O pagamento de pró-labore é obrigatório para todos os sócios que exercem atividade em uma empresa e sobre esse montante incide contribuição previdenciária. O entendimento da Receita Federal está na Solução de Consulta nº 120, da Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira. 19/08/2016

Para o Fisco, a discriminação do pró-labore é necessária, de forma que não se confunda com parcela referente à participação nos lucros. Se não for feita, há o risco de todo o montante ser tributado pelo órgão.

Soluções de consulta emitidas pela Cosit são importantes porque vinculam autoridade fiscal. Ou seja, nas fiscalizações não poderá haver interpretação diferente da que foi estabelecida.