x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 350

Ajuda para declaração de IRRF - venda de imóvel rural

Fernando Henrique Ferreira

Fernando Henrique Ferreira

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Financeiro
há 8 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 11:41

Olá, pessoal!

Gostaria da ajuda de vocês sobre como eu devo declarar meu IR considerando o seguinte cenário:

Tenho terra (imóvel rural) em meu nome há alguns anos, transferidas por meu pai (que já faleceu e o restante está em processo de inventário).
Nunca declarei essa terra nas minhas declarações, mas também nunca tive nenhum rendimento sobre elas (ou seja, teoricamente nunca tive nenhum imposto a pagar, além do ITR).
Este ano vendi parte dessa terra e agora tenho as seguintes dúvidas:
1 - Como devo declarar este rendimento, sendo que nunca declarei a terra antes? Devo retificar todas as declarações anteriores desde quando a terra passou para o meu nome?
2 - Da terra que vendi, metade é minha e metade é do meu irmão, mas todo o valor caiu na minha conta. Como devo declarar este "detalhe"?

Essa venda foi feita esse ano, então não precisarei declarar agora em 2017, mas já gostaria de já tirar essas dúvidas e, se for o caso, já providenciar as retificações necessárias.

Muito obrigado e desde já agradeço!

Fernando

antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) Técnico
há 8 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 12:00

O correto é retificar suas declarações especificando a condição de obtenção atraves de herança e consequentemente colocando o numero do processo e demais informações sobre o inventario, como o valor caiu na sua conta em 2017 o que vc prestará contas ao leão em 2018 pelo valor que foi depositado em sua conta, caso gere imposto sobre a renda vc dividirá com seu irmão esta despesa. Veja bem, hoje a pessoa que possui 300 mil em bens é obrigada a declarar, não sei o valor das suas terras, mas a cinco anos atras essas terras poderiam estar na obrigatoriedade de apresentação de declaração, portanto é bom vc retificar suas declaraçoes informando o correto de seus bens.

Antonio de Campos
Tc/Sp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: