x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.253

DCTF e PER/DCOMP

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 17:07

Boa tarde.

Amigos estou com uma dúvida.

A empresa é do lucro presumido e precisa entregar a DCTF.

A empresa presta serviços e sofre a retenção dos impostos federais.

Ex: PIS que a empresa deveria pagar sobre o faturamento R$ 5.000,00, mas ela teve R$ 1.000,00 (retido), sendo assim, eu compenso esses 1.000,00 e só pago os 4.000,00, correto ?

Mas ao fazer a DCTF eu informo o valor do débito (antes das compensações), sendo assim, os 5.000,00

Informo o pagamento (caso já esteja pago), que nesse caso seria os 4.000,00

E tem a compensação de 1.000,00, mas que pede o nº da per/dcomp.

De fato eu preciso fazer uma per/dcomp nesse caso de impostos que foram retidos ou eu já posso colocar no valor do débito o valor com a compensação?

Raphael Patera

Raphael Patera

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 17:40

Amanda Caroline Faria Passos Pereira

Ex: PIS que a empresa deveria pagar sobre o faturamento R$ 5.000,00, mas ela teve R$ 1.000,00 (retido), sendo assim, eu compenso esses 1.000,00 e só pago os 4.000,00, correto ?

Sim

Mas ao fazer a DCTF eu informo o valor do débito (antes das compensações), sendo assim, os 5.000,00

Não, pois a expressão "antes das compensações" é o pagamento propriamente dito. Você precisa informar o valor final apurado do débito, ou o "valor final a pagar antes do pagamento".

De fato eu preciso fazer uma per/dcomp nesse caso de impostos que foram retidos?

Pis/Cofins retidos fará perdcomp somente se for utilizar para quitar outros impostos.

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 17:44

Raphael Patera

Não, pois a expressão "antes das compensações" é o pagamento propriamente dito. Você precisa informar o valor final apurado do débito, ou o "valor final a pagar antes do pagamento".

Não entendi essa resposta. Nesse caso não seria os 5.000,00 mesmo?
Porque o valor apurado foi 5.000,00 e 1.000,00 (compensado) e 4.000,00 (pago).

Raphael Patera

Raphael Patera

há 8 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 18:00

Exato, a compensação é o pagamento.

Veja na apuração:
(+) 5000 PIS sobre faturamento
(-) 1000 PIS retido
(=) 4000 <= este é o valor da ficha débito.

7.1.1. Ficha - Valor do Débito

No preenchimento dos campos, observar as seguintes orientações:

a) No campo referente ao total do imposto/contribuição apurado no período, antes de efetuadas as compensações, informar o valor do imposto ou contribuição apurado no período (...) a expressão em negrito significa o valor final apurado, não o valor inicial do débito.

Quanto a expressão antes de efetuadas as compensações significa o pagamento do débito, como há outras formas de "pagar" esse débito, manteve a expressão "compensação" que na prática é uma forma de pagamento.

Raphael Patera

Raphael Patera

há 8 anos Quinta-Feira | 9 março 2017 | 19:10

Amanda

Então no campo valor do débito eu devo colocar R$ 4.000,00, certo?

Exato.

Mas tem o campo de CSRF (CSLL/COFINS/PIS/PASEP) Retidas na fonte. Nesse campo eu devo preencher esses 1.000,00 (que foi retido no momento em prestei o serviço) ?

Não, nesse campo você informa a totalidade dos valores retidos de fornecedores, referente essas contribuições.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade