x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 825

Declaração IR - Imóvel Financiado/Recursos Próprios

JOAO VITOR TAMION DIOGO

Joao Vitor Tamion Diogo

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 7 março 2017 | 10:13

Bom dia!
Gostaria por gentileza que alguém me ajudasse com uma questão de um cliente.

O cliente tinha um imóvel em 2015 no valor de R$ 40.000,00 na escritura. Em 2016, o mesmo decidiu demolir o imóvel e transformá-lo em terreno, para construir sua moradia do zero.
No mesmo ano, meados de Junho, ele decidiu ingressar em um financiamento imobiliário do Banco Bradesco. A instituição financeira tem como norma em tal financiamento, que os 40% iniciais da obra deveriam ser por conta do cliente e os 60% restante financiado. Os valores combinados foram R$ 54.000,00 equivalentes aos 40% do cliente, e a parte do banco, os 60% no valor de R$ 80.000,00; totalizando assim a obra no valor de R$ 134.000,00.
Pois bem, o cliente concluiu a parte dele com recursos próprios em 2016, os 40%. Somente começará a pagar o financiamento neste ano de 2017.
Minha dúvida é como devo declarar essa movimentação, do imóvel que virou terreno; e do financiamento que os 40% iniciais é a parte do cliente.
Lembrando que o cliente não pediu nem 50% das notas fiscais para comprovar esses 40%, simplesmente o engenheiro do banco Bradesco foi lá e aprovou a construção.

Espero que alguma alma bondosa venha a me ajudar.

Desde já agradeço a atenção.

João Vitor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade