Joao Vitor Tamion Diogo
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoBom dia!
Gostaria por gentileza que alguém me ajudasse com uma questão de um cliente.
O cliente tinha um imóvel em 2015 no valor de R$ 40.000,00 na escritura. Em 2016, o mesmo decidiu demolir o imóvel e transformá-lo em terreno, para construir sua moradia do zero.
No mesmo ano, meados de Junho, ele decidiu ingressar em um financiamento imobiliário do Banco Bradesco. A instituição financeira tem como norma em tal financiamento, que os 40% iniciais da obra deveriam ser por conta do cliente e os 60% restante financiado. Os valores combinados foram R$ 54.000,00 equivalentes aos 40% do cliente, e a parte do banco, os 60% no valor de R$ 80.000,00; totalizando assim a obra no valor de R$ 134.000,00.
Pois bem, o cliente concluiu a parte dele com recursos próprios em 2016, os 40%. Somente começará a pagar o financiamento neste ano de 2017.
Minha dúvida é como devo declarar essa movimentação, do imóvel que virou terreno; e do financiamento que os 40% iniciais é a parte do cliente.
Lembrando que o cliente não pediu nem 50% das notas fiscais para comprovar esses 40%, simplesmente o engenheiro do banco Bradesco foi lá e aprovou a construção.
Espero que alguma alma bondosa venha a me ajudar.
Desde já agradeço a atenção.
João Vitor.