x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.326

Preenchimento de DARF

Leonardo Fernando Ninck

Leonardo Fernando Ninck

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 8 março 2017 | 20:09

Gostaria de tirar um dúvida, agradeço desde já as pessoas dispostas a ajudar.
É o seguinte, a minha empresa é uma prestadora de serviços, e quando emitimos nota fiscal, o cliente deve fazer uma retenção de IRRF de 1,5% no código 8045, as vezes o cliente não realiza esta retenção, e para evitar problemas fiscais ao nosso cliente fazemos esta retenção para ele e enviamos o comprovante de pagamento. Pois bem, desde que eu entrei na empresa na hora de preencher o DARF no Sicalc, eu coloco o nome da empresa no lugar indicado "NOME". Porém não costumo colocar a razão social completa do jeito que está na receita federal, será que haveria a possibilidade da receita recusar e não reconhecer este crédito depositado, ou só o fato do CNPJ estar corretamente indicado no DARF, já bastaria para a receita identificar normalmente o pagamento?

TATIANI ANDRADE

Tatiani Andrade

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 9 março 2017 | 08:34

Bom dia colega,

A Receita Federal, em suas orientações de preenchimento de darf (Link Receita) diz que deverá conter o nome e telefone no campo 1 do Darf, não deixa claro se de fato deverá ser a razão social correta da empresa.

Pois bem, tenho algumas empresas que o tamanho do nome da Razão sozial é maior que o numero de caracteres que contem no campo 1 do Sicalc, então geralmente eu faço um resumo da razão social e nunca tive problemas com isso.

Espero ter ajudado!

Att

Tatiani Andrade
Contadora
Es/Brasil
Leonardo Rocha Dantas

Leonardo Rocha Dantas

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 9 março 2017 | 11:08

Bom dia Leonardo, como a nossa amiga Tatiani disse, a receita não deixa claro se pode conter abreviações... Pois tenho uma empresa que o nome é bastante extenso e escrevo o nome até onde der e sem abreviações e nunca tive problemas.

Grato!

"Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade