x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 13.530

Influencia do CNAE PRINCIPAL e CNAE SECUNDARIO

Leandro Silva

Leandro Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Representante Comercial
há 8 anos Sexta-Feira | 10 março 2017 | 00:17

Ola,

Tenho algumas duvidas sobre a influencia do CNAE PRINCIPAL e CNAE SECUNDARIO.

Tenho uma empresa assim:

PRINCIPAL
46.19-2-00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado

SECUNDARIO
73.19-0-02 - Promocao de vendas

Hoje o principal é enquadrado no anexo VI e tenho a retencao de impostos de 16,93% sobre os servicos prestados. Ja no secundario é enquadrado no anexo III com 6% de recolhimento.

1 - Eu posso inverter os CNAEs para comecar a recolher menos impostos? Qual a influencia que isso tera ao prestar servicos como representacao e promocao? Quem analisara qual tipo de servico foi prestado?

Att.
Leandro

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 10 março 2017 | 07:52

Leandro, bom dia

Primeiramente deveremos entender que o CNAE principal, na maioria das vezes é o que mais gera faturamento para a empresa, a atividade principal que a empresa exerce.

Nada proíbe que você faça as inversão dos CNAEs, mas nesse caso, desde que sua atividade principal seja realmente o serviço que você presta de forma preponderante.

Porém, pelo que vejo você precisa buscar uma consultoria tributária ou algum contador que lhe ajude quanto a viabilidade de estar enquadrado ou não no Simples Nacional. Para representantes comerciais, sem funcionários, geralmente a opção pelo Lucro Presumido torna-se mais viável.

Quem fará a análise disso é efetivamente seu tomador, ao contratar você para uma promoção de vendas, o correto será ele não aceitar a nota fiscal de representação comercial e vice-versa. O correto é você emitir a nota fiscal do serviço que foi efetivamente prestado

Importante: Se o serviço contratado é representação comercial que é anexo VI, você não poderá emitir a nota fiscal como Promoção de vendas e tributar no anexo III, isso é crime!

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade