Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 6.280

Adriano Cobra

Adriano Cobra

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 17 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2006 | 08:52

Minha restituição não consta em nenhum dos 7 lotes divulgados pela Receita no ano de 2006, portanto estou na malha fina (mesmo sem conhecer o real motivo). Consultando o extrato na página da receita, minha declaração consta como "Em processamento". Sinceramente não entendo o motivo de minha declaração estar na malha fina e pelo que havia entendio a receita deveria divulgar através do extrato de processamento quais as pendências existentes na declaração. A única informação que consta sobre minha declaração é "Em processamento". Alguém poderia me esclarecer o que pode ter ocorrido com minha declarão. Grato.

Miguel Viscardi

Miguel Viscardi

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Fiscal
há 17 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2006 | 09:00

Você deverá aguardar a notificação da Receita Federal e comparecer munido dos documentos comprobatórios relativos aos itens declarados.
É difícil saber de ante-mão, tanto pode ser uma omissão de dados, como um errinho banal de preenchimento que requer retificação.


Sds.'. - @Oculto



Colabore com o Forum- Antes de perguntar acesse: Pesquisar:

Adriano Cobra

Adriano Cobra

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 17 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2006 | 09:35

Olá Miguel, primeiramente gostaria de agradecer sua resposta. Segundo o site da Folha, Uma declaração pode constar como: Declaração processada (sem nenhuma pendência); 2) Declaração Processada com Pendência (malha fina) ; 3) Declaração em Processamento. Não entendo o que realmente "em processamento" quer dizer. Se minha declaração possui alguma pendencia, não deveria constar como Declaração processada com pendência ?

Miguel Viscardi

Miguel Viscardi

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Fiscal
há 17 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2006 | 09:58

Caro Adriano,

Declaração processada com pendência - uma checagem preliminar onde o próprio sistema da Receita faz o bloqueio, por divergência de informações entre um dado e o outro, os quais deveriam estar amarrados, exemplo: valor declarado pela fonte pagadora e o valor recebido e informado pelo declarante.
Depois vem a fase onde os técnicos da Receita farão uma análise mais detalhada e assim poderão liberar ou notificar o declarante.
Já presenciei casos em que houve valor restituído após dois anos de permanência.

Sds.'.



Colabore com o Forum- Antes de perguntar acesse: Pesquisar:

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2006 | 10:00

Bom dia Adriano.

Complementando...

O Miguel tem razão quanto a notificação (futura) pela Receita Federal, todavia, isto pode demorar e se houver imposto a ser pago (por inconsistência nas despesas declaradas ou pela omissão de receitas) a referida espera lhe custará mais caro, uma vez que os juros e a multa terão aumentado com o transcorrer do tempo.

Considere que algumas Regiões Fiscais a expedição destas Notificações demoram até três anos.

Procure saber o mais rápido possível do que se trata. Para tanto clique no link abaixo
www.receita.fazenda.gov.br

Se aparecer esta mensagem:
"Sua declaração apresenta pendências, que podem ser consultadas neste limk"
você caiu (mesmo) na chamada Malha Fina.

Clique sobre link indicado, ele o levará ao Extrato Simplificado do Processamento (você terá de usar o número constante do Recibo de Entrega de sua Declaração).

Na nova página, a esquerda, logo abaixo da expressão "Informações Adicionais" e ao lado da palavra "Pendências" você terá uma frase que diz respeito ao motivo que fez sua Declaração ter ficado na Malha Fina.

Clique sobre esta frase e terá detalhes. Leia tudo atentamente, pois na seqüência de telas e mensagens você será instruído da melhor maneira de acertar as pendências.

Em alguns casos será bastante corrigir informações e entregar uma declaração Retificadora, em outros, você deverá ir pessoalmente até a Receita Federal para justificar-se ou saber do que se trata.

Se precisar, conte com a gente.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2006 | 11:34

... Então não há com o que se preocupar, aguarde mais alguns dias e volte a consultar a situação de sua DIRPF.

Provavelmente a Secretaria de sua Região Fiscal não coinseguiu processar todas as Declarações recebidas.

PS - O fato de ter sido anunciado o pagamento do último Lote de Restituição não quer dizer que não hajam outros.

Como disse o Miguel, há casos que demora vários meses a mais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.