x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.083

ISS pago 2 vezes no DASN?

Andrius Gabriel da Luz

Andrius Gabriel da Luz

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Segunda-Feira | 13 julho 2009 | 15:38

Boa tarde!

Temos aqui no escritório uma empresa que presta serviços de vigilância e no entanto quem paga o ISS da nota é a contratante do serviço e não a prestadora. Se o valor é a contratante que paga, como eu faço para descontar o valor que já foi pago?
O valor é descontado? Ou o prestador tem que pagar o ISS duas vezes?

Neste caso, a contratante do serviço é sempre uma imobiliária.

Já procurei a resposta e não achei nada parecido.

Abraços.

Editado por Andrius Gabriel da Luz em 13 de julho de 2009 às 15:39:27

Edson Eugenio do Amaral Junior

Edson Eugenio do Amaral Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 10:10

Andrius,

veja essa materia, acho que é o seu caso.

Simples Nacional - Tributação do ISS de microempresa (ME)
Fonte: SINDCONT-SP | Data: 8/8/2007
Como será a tributação do ISS de microempresa (ME) optante pelo simples nacional que presta
serviço sujeito à retenção na fonte?
A tomadora do serviço recolherá o ISS à parte do Simples Nacional, de acordo com a legislação
municipal, mesmo se optante pelo Simples Nacional.
A prestadora do serviço, optante pelo Simples Nacional, poderá segregar essa receita de modo a
reduzir da base de cálculo do Simples Nacional o valor referente a ela.
Notas:
A alíquota a incidir sobre a receita bruta na fonte será sempre a correspondente à legislação
municipal. Não existe retenção na fonte do ISS com alíquota do Simples Nacional.
As ME e EPP optantes pelo Simples Nacional não poderão segregar como receitas sujeitas a
retenção aquelas recebidas pela prestação de serviços que sofrerem retenção do ISS na fonte, na
forma da legislação do município, nas hipóteses em que não forem observadas as disposições do art.
3º da Lei Complementar nº 116, de 2003.
Exemplos:
1. Caso a prefeitura de Nova Prata (RS) tome um serviço de vigilância de uma EPP sediada em Rio
Grande (RS), deverá fazer a retenção na forma da lei local. Essa EPP poderá segregar a receita já
retida (ISS retido em Nova Prata) e, conseqüentemente, quando da apuração do valor devido do
Simples Nacional não será considerado o percentual do ISS no cálculo.
2. Entretanto, se a Prefeitura de Nova Prata tomar um serviço de treinamento de uma ME de Rio
Grande, considerando que essa atividade não se encontra dentre aquelas previstas para recolhimento
no local da prestação, não deverá efetuar a retenção do ISS. Nesse caso, essa ME não deverá
segregar essa receita como sujeita a retenção na fonte (mesmo que tenha havido retenção do ISS
pela Prefeitura de Nova Prata).
3. Considerando o exemplo do item 2, se a ME de treinamento for sediada em Nova Prata e a lei
local previr a retenção, a ME deverá segregar essa receita como sendo de retenção, não sendo
considerado pelo aplicativo do cálculo o percentual do ISS no cômputo do valor devido do Simples
Nacional.

Edson Amaral

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade