x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.877

ITR - herdeiros

Douglas

Douglas

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 14:30

Alguém pode me ajudar nesse caso?
é o seguinte .
o Pai e a mãe passou as terras para os filhos,porém,tem que ser feitas as alterações no CCIR e no ITR,.
Quem fica com o número do NIRF (do pai) é o último herdeiro ou o filho mais velho,ai ele faz alteração dos dados e continua com o NIRF,certo ?
como são muito filhos,fica assim.
exemplo: são 30 ha no total.
o primeiro que fizer vai fazer incrição no CAFIR com seus dados e seus ha.
na medida que for fazendo a inscrição de um novo CAFIR,eu tenho que ir alterando o CAFIR do pai(falecido)?
ou tem que fazer o CCIR e ITR de todos os herdeiros de uma vez só?
Se puder me ajudar,fico grato.

Att

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 14:53

Douglas,

Essa área foi desmembrada ficando um pedaço para cada filho, ou somente foi transmitido o bem para os filhos?

Se somente foi transmitido o bem para os filhos, então trata-se de um condomínio, faça a alteração no CAFIR onde irá alterar os proprietários, esse mesmo entendimento se dará para a alteração no CCIR.

Att.

Adalberto 
Douglas

Douglas

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 31 março 2017 | 09:09

Bom dia Adalberto .
Essa terra foi desmembrada separando cada pedaço de terra para cada filho.
Nesse caso,faço um novo cadastro para todos os filhos,e o ultimo fica com o numero do NIRF do pai?
Muito obrigado pela ajuda,nunca fiz nada de produtor rural,e voce esta me ajudando muito.
Att

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies