x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 411

Quais impostos são cobrados quando emito uma NF-e?

ANDRE DA SILVA VENTURA

Andre da Silva Ventura

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 11:15

Bom dia,

Venho aprofundando meus estudos em Notas Fiscais e trabalho em uma empresa, onde estou tentando regularizar as pendências fiscais da mesma. Na empresa anterior, na qual eu trabalhei estava sobre o Regime do Simples Nacional, e a atual está sob o Regime do Lucro Presumido. Referente à este detalhe, muitas dúvidas surgiram ao longo do trabalho.
Ao emitir uma Nota Fiscal, sabemos que há a cobrança de ICMS, PIS, IPI, IOF, COFINS, IRPJ, CSLL (os principais tributos cobrados na mesma). O que me gera a dúvida é qual porcentagem de imposto que devo informar na Nota Fiscal? E quais desses são obrigatórios serem informados?

A segunda dúvida que eu tenho é: no final do mês fazemos um relatório de todas as compras e vendas de Notas Fiscais, a partir deste procedimento, quais tributos e qual a porcentagem dos mesmos que eu pago para a Receita Federal/ Estadual?

André da Silva Ventura
(Auxiliar Administrativo)
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 8 abril 2017 | 08:58

Prezado Andre;
Todos nos aqui do forum temos muita boa vontade em ajudar os colegas, principalmente os iniciantes em suas duvidas, porem nao sabemos o grau de conhecimento dos mesmos, em termos teoricos de formaçao academica. E essa sua duvida e muito generica, e para darmos uma explicaçao adequada teriamos que ter mais informaçoes sobre as operaçoes tipicas da empresa, pois essas retençoes ou/nao retençoes, principalmente desta relaçao de tributos que voce passou, depende muito de cada operaçao. E tambem depende de seus clientes/fornecedores e do uso das mesmas mercadorias terao, quer seja para consumidor , final, industria , comercio, ou exportaçao, pois as legislaçoes que regem esses procedimentos, sao variaveis, e sao vinculadas a situaçoes especificas, bem como nos tres ambitos tributarios, ou seja Federal (tributos federais), Estaduais (*tributos estaduai) e (**tributos municipai).
* Possuem codigos tributarios , proprios e que divergem entre si, ou seja , o do Estado Produtor e o do Comsumidor.
** Idem para os Municipios.
Portanto aconselho-o, a estudar as operaçoes que voces realizam tanto de compra como de venda, Dando uma vasculhada nos messes anteriores, e nas planilhas, e com as duvidas mais explicitas, pesquisar as respostas, mesmo aqui, mas lembrabdo que e bom estudar os casos detalhadamente, pois essas retençoes, dependendo da atividade e da destinaçao das mercadoriase/ou serviços, e clientes/eou tomadores, mudam nao so os imostos e percentuais, como isençoes etc.
Sds. Ribeiro
Espero ter ajudado um pouco, e acredito que outros colegas, tambem o ajudarao, pois temos verdadeiros mestres conosco

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: