x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.376

Marcelo Moreira

Marcelo Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 9 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 10:55

Bom dia Rebeka

De acordo com a legislação da Microempresa, o Lucro líquido obtido pelo MEI é isento, portanto não tributável do Imposto de Renda Pessoa Física desde que:

Este valor fique limitado ao valor resultante da aplicação dos percentuais previstos para o lucro presumido, que são:

8% para comércio, indústria e transporte de carga;
16% para transporte de passageiros;
32% para serviços em geral.

Ou que o MEI mantenha escrituração contábil e por ela evidencie lucro superior aos limites mencionado acima.

Apenas para elucidar melhor, tomamos como exemplo o seguinte quadro:

Receita Bruta Auferida no Ano: R$ 60.000,00
Despesas necessárias à atividade, com comprovação (água, luz, telefone, aluguel, compra de materiais): R$ 20.000,00
Evidencia-se um Lucro de R$ 40.000,00

Tratando-se de um salão de cabeleireiros, por exemplo, o percentual isento será de 32%, assim, R$ 40.000,00 x 32% = R$ 12.800,00
Estes R$ 12.800,00 referem-se à parcela isenta, logo, R$ 40.000,00 - R$ 12.800,00 = R$ 27.200,00.

Com este resultado, Rebeka, o empreendedor ficaria desobrigado da entrega da Declaração na Pessoa Física neste ano, por não atingir o valor de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis e por não chegar aos R$ 40.000,00 na parcela isenta.

À disposição,

Marcelo Moreira
Analista Tributário
M11 Assessoria
rebeka

Rebeka

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 11:06

Obrigada querido Marcelo... Então qual seria o procedimento para eu conseguir visualizar a situação da empresa na no portal ECAC.. Tipo estou com uma CND bloqueada e pra eu visualizar um relatório é só pelo ECAC não é? e por lá qndo pesso pra gerar o codigo de acesso pede a Declaração de IMposto de Renda do responsável pelo CNPJ

Samuel Lima Paulo do Ramo

Samuel Lima Paulo do Ramo

Prata DIVISÃO 3 , Professor(a) Universitário
há 9 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 11:11

Marcelo Moreira,

O percentual de presunção deve ser aplicado na Receita Bruta e depois reduzido o valor devido ao simples nacional no período (nesse caso, o DASIMEI).

Então o cálculo seria 60.000 x 32% - Débitos de DAS durante o Ano = Parcela Isenta.

Arredondando o DAS para 50,00 mensais, ficaria: 60.000 x 32% - 50 x 12 = 19.200 - 600 = 18.600

Com a suposição do Lucro do período sendo R$ 40.000,00, ficaria:

Lucro do período = R$ 40.000
Parcela Isenta = R$ 18.600
Rendimentos Tributáveis = R$ 21.400,00

FONTE: LC 126/2003 (art. 14)

Samuel Lima
Contador Formado pela Universidade Federal do Ceará
Consultor e Palestrante.
Fanpage: https://www.facebook.com/SamuelLimaContador
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/samuel-lima-contador/
Marcelo Moreira

Marcelo Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 9 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 11:13

Exato, Rebeka. Para o cadastramento no eCAC, será necessário o número dos dois últimos recibos da entrega da DIRPF do responsável.
O titular ou Prourador poderá acessar o relatório também diretamente numa Unidade da Receita Federal...

Samuel, muitíssimo obrigado pela correção. Me equivoquei na interpretação e apuração das receitas x despesas.
Peço desculpas à Rebeka e aos demais colegas que tomaram minha primeira resposta como orientação.

Marcelo Moreira
Analista Tributário
M11 Assessoria
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies