x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 11.589

Crédito Pis e Cofins Não Cumulativo - DCTF

Lorrayne Costa

Lorrayne Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 16:36

Oi pessoal, estou com dúvida e peço a ajuda de vocês, estou com uma empresa optante pelo lucro real, essa empresa tem créditos de PIS E COFINS não cumulativos gerados pelas compras, minha duvida é se, tenho que declarar esses créditos na DCTF?

Se sim peço informações sobre o preenchimento.


Grata pela atenção.

Roane Pacheco

Roane Pacheco

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 16:48

Boa tarde Lorrayne!

Não.
Na DCTF você só informa os débitos da empresa.
Apesar do nome ser Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, haverão créditos apenas se houver pagamento a maior de algum tributo que você deve informar na DCTF para compor o crédito que será compensando/restituído via Perd-Comp (o que não vem ao caso).
Os créditos serão informados detalhadamente na EFD-Contribuições.

Se persistir dúvidas, volte a postar.

Atenciosamente,

Roane Pacheco
Lorrayne Costa

Lorrayne Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 16:58

Roane obrigada pela resposta, e abusando um pouco mais, já que você entrou no assunto de valor pago indevido ou a maior, tenho uma dúvida, tenho uma empresa que efetuou o pagamento de Pis e Cofins a maior que o débito no mês 02/2017, como eu devo proceder nessa situação?
Porque quando eu preencho o campo pagamento do Darf, da um erro informando que o valor do crédito é maior que o débito declarado..

Eu não devo informar então na DCTF o valor que foi pago a maior, e informo apenas o valor compatível ao débito?

OBS.: Foi feito o perdcomp de compensação que será usado no imposto de 03/2017.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Sábado | 22 abril 2017 | 21:57

Rosane,

com relação ao darf

digamos que o seu debito tenha sido R$ 100,00 e o darf pago foi de R$ 150,00

ficha débito> 100,00

fichar darf

principal: 150,00 ( valor do darf )
]
ATENÇÃO-->> no lado direito ( nessa mesma tela ) tem um campo com os dizeres

VALOR PAGO DO DÉBITO:

esse campo vai estar com os R$ 150,00 ( mesmo valor do darf ), MAS como o seu débito é de R$ 100,00

tem que alterar de R$ 150,00 para R$ 100,00

------------------
no perdcomp vai ser informado o darf de R$ 150,00 e apenas R$ 50,00 de saldo a compensar

ok ?


Márlus

INGRID OLIVEIRA

Ingrid Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 25 maio 2018 | 11:31

Pessoal, Bom dia

Também tenho uma dúvida parecida.
Trabalho numa empresa na qual ela é lucro real, iniciou tem pouco tempo, durante alguns meses fevereiro, março, abril ela vem gerando crédito de PIS e COFINS não cumulativos gerados pelas compras, porém agora no mês de Abril ela também começou a faturar então terá débito de PIS e COFINS. Neste caso já venho transmitindo a EFD Contribuições desde fevereiro informando os créditos. Sei que a DCTF agora vou começar a transmitir.
Mas, minha dúvida é o seguinte, agora como faço também é com relação a Perd-comp. Eu teria que está transmitindo a PERDCOMP desde fevereiro? Como seria este preenchimento se caso sim. Ou então teria que está preenchendo a PERDCOMP agora referente ao mês de abril, pois teve o crédito e débito ai geraria ela como compensação? Se sim como seria este preenchimento.

Grata pela atenção.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies