x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.759

Salario Pastoral

Ronaldo Bozi

Ronaldo Bozi

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 22 abril 2017 | 12:12

Bom dia
Meu cliente,uma Igreja Evangélica, faz o pagamento do salario pastoral através de RPA, porém existe a retenção de 11% de INSS da parte do pastor, retenção de IR e 20% de INSS patronal. Algum colega conhece outra forma para fazer esse pagamento para eu poder evitar esse patronal de 20% ? Lembrando que o pastor é considerado autônomo !

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Domingo | 23 abril 2017 | 10:16

Prezdo Colega;
A melhor orientaçao ha meu ver e voce entrar em contato, com a entidade superior de sua dnominaçao, para receber a devida e correta orientaçao, para evitar problemas futuros, ou se e um Ministerio novo, mesmo assim deve seguir uma orientaçao Teologica, Tradicional ou Pentecostal, e bom se orientar, na que voce se enquadra, e terao boa vontade em lhe orientar paara evitar, erros que mais tarde podera causar grandes aborrecimentos. Ja vimos casos de pastores, pedreiros e ate ditos Obreiros entrarem na justiça trabalhista e se derem bem. Existem procedimentos e exigencias para que voce fique isento da parte patronal, mas sao procedimentos complexos, que somente uma entidade seria podera lhe orientar. CUIDADO TAMBEM COM OS TRABALHOS CHAMADOS VOLUNTARIOS, tenha documentaçao comprobatorioa dos mesmos , e outra fonte de reclamaçoes na Justiça do Trabalho. O homem so e bom quando e provado pelas tentaçoes, e o dinheiro facil e uma delas.
Sds, Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Ronaldo Bozi

Ronaldo Bozi

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 08:28

Prezado Manoel, bom dia !

Obrigado pelas orientações. Realmente já tentei entrar em contato com a Denominação superior, porém não obtive retorno.
Além de contador, também sou tesoureiro dessa Igreja, poi isso minha preocupação é maior nesse sentido. Vou continuar a procura
da melhor forma de se efetuar esses pagamentos, porém, sendo necessário, faremos da forma mais correta.

Um abraço !

JAIME DA SILVA

Jaime da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 10:09

Bom dia Ronaldo Bozi

Tenho feito ao longo dos tempos várias contabilidades de Igrejas Evangélicas e encontrei o termo salário pastoral. Sempre que faço o pagamento da ajuda de custo ou subsidio de um Pastor trabalho com Recibo de Prebenda Pastoral, que Não pode nunca ser confundido com Trabalho Autônomo, pois como bem orientou o colega Manoel Luiz Ribeiro Silva os riscos trabalhistas são imprevisíveis. Seguindo esta legislação não há que se descontar 11% e nem acrescentar outros 20%, pois na qualidade de Pastor ele recolhe pessoalmente como contribuinte individual 20% na GPS.
Abraços

Jaime


Ronaldo Bozi

Ronaldo Bozi

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 13:54

Boa tarde Jaime

Realmente, pesquisei sobre o assunto e vou passar a fazer os pagamentos dessa forma, pois a responsabilidade do INSS nesse caso fica para o pastor, isentando a Igreja de qualquer valor patronal.

Agradeço aos colegas pelas orientações !

Um abraço a todos.

Ronaldo Bozi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade