x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 4.425

Imposto de renda - venda de terreno

chaiana santos

Chaiana Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Escriturário(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 18:16

Tenho um lote (1) que está em meu nome que meus pais compraram para mim quando era criança. Ai ano passado (2016), adquiri com meu noivo um outro lote (2) (50% para cada).
Se eu vender o lote (1), vou ter que pagar imposto de 15% sobre o lucro de capital ?
Tem alguma forma de não pagar esse imposto?
Sei lá? Doar esse terreno para algum familiar e ele vender no nome dele?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 06:19

Somente uma forma de voce nao ter imposto a pagar como Ganho de Capital, e realmente nao existindo o mesmo, na apuraçao, por outro lado eu a aconselharia a dar uma pesquisada no PERGUNTAO da SRF, para se inteirar mais, dos detalhes, pois existe algumas isençoes, mas depende de situaçoes existentes, e melhor voce mesmo analisar, para saber se encaixa em algumas delas. Um cliente nosso fez uma consulta e com base com o que ele falou, indicamos a melhor soluçao, entretanto ele caiu na malha, por nao nos ter dado uma informaçao, que somente ele sabia e nao a expos a nos, tinha vendido um outro imovel a menos de 5 anos, e por isso foi glosado no segundo, por ter sido um imovel de pequeno valor o primeiro ele acabou nao citando, mas no segundo que foi glosado o valor foi alto, por isso o melhor e voce consultar , pois certamente la voce obtera a resposta mais adequada a seu caso, pois voce sabe seus detalhes.
Sds. Ribeiro
Nunca deixe de fazer o seu IR, mas nunca naos ultimos dias e tudo mais complicado.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade