Boa tarde pessoal!
Estou com uma baita duvida com relação à
ECD...
A situação é a seguinte: uma empresa que era
simples nacional foi desenquadrada a partir de 30/11/2016, a partir 01/12 até 31/12 esta foi escriturada como
Lucro Presumido, porém o livro físico (em papel) foi fechado, impresso e registrado com o período de 01/01 à 31/12...
1) Agora, a ECD precisa ser feita se o livro em papel já foi impresso e registrado por todo o ano de 2016?
2) Se precisa ser feita a ECD, faço apenas o período de 01/12 à 31/12 para cumprir com a obrigação acessória de quando ela entraria na obrigatoriedade?
Janaína,
O caminho correto é pedir a retificação do livro impresso (isso pode demandar taxa), e transmitir o
SPED ECD 2017 do período de dezembro apenas (utilize a opção no PVA "início da obrigatoriedade). Também a de verificar a DEFIS 2017 do período que era Simples Nacional.
Pessoal estou com uma dúvida...Tenho uma empresa de representação comercial LTDA, que veio para mim no mês de março, eles não tinham
contador, a empresa foi estabelecida em 05/2015. Ela não tem nenhum fato contábil registrado, e tbm não estava sendo gerado nenhuma guia de pagamento de tributos, tanto municipais, como federais. Agora nesses dois meses que estou colocando em dia as pendências. E pelo que constatei, ele precisa entregar a ECD, pois distribuiu lucros superior a
base de cálculo, no caso 32%, pois todos os ganhos os sócios dividiam entre si, 50% p cada cfm o
contrato social.
O que devo fazer? entregar a ECD, só que ainda não tivemos tempo hábil para escriturar os fatos do ano passado.
Ou lanço na ECF o regime da caixa, para ficar isento...
Obrigado...
Aguardo...
Pedro,
Aconselho você primeiro testar os seus certificados e testar o arquivo Txt do SPED ECD, mesmo com quase nenhum lançamento. Digo isso, pois ainda há tempo de fazer um levantamento das despesas que ainda não foram computadas.
Caso realmente você não consiga ainda fazer o levantamento, faça a trasmissão do SPED ECD para não perder o prazo. Depois é só retificar... o importante é que tenha os saldos iniciais, o faturamento e a distribuição; o restante você corre atrás.