x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 6.971

impostos incidentes venda de imovel de empresa.

Sergio Gelli

Sergio Gelli

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Sexta-Feira | 5 maio 2017 | 05:44

Bom dia

Por favor, alguém teria uma lista completa dos impostos incidentes sobre a venda de imovel de empresa?

Tenho uma pequena empresa que está no regime do Super Simples na mais baixa escala de faturamento.

Pretendo vender o imóvel sede da empresa adquirido nos anos 60 e logo após fazer o encerramento da empresa.

Por favor, mandem orientações do tipo se terei que fazer o cálculo de lucro imobiliário, se existem mais impostos dentro da contabilidade da empresa e quais lançamentos contábeis são necessários.

Antecipadamente agradeço.

SÉRGIO CAMPANHA
Articulista

Sérgio Campanha

Articulista , Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 5 maio 2017 | 06:38

Bom dia Sergio.

Não foi explicitado, mas o imóvel da sua empresa certamente está no imobilizado dela, e por isso está sujeito a ganho de capital. O procedimento é básico porque após a venda e mediante contrato e/ou escritura do mesmo, no momento do recebimento, e mediante o recebimento do valor total ou das parcelas ou entrada conforme for o caso, o valor/es estarão sujeito ao pagamento de IRPJ com base 100. Significa dizer que se você vende-lo por 500MIL, por exemplo, este recurso que deverá/ão entrar nas contas da empresa, estão sujeitos à alíquota de 15% do IR ficando de fora neste caso, os tributos PIS e COFINS e CSLL.

Reportar-se a discussão deste Fórum indicada com link abaixo para completos esclarecimentos.

Quanto a lançamento, você deverá baixa-lo do Imobilizado (C) quando da venda, debitando seu banco (D) pela entrada do numerário, e creditando o Lucro (C) = a diferença do valor da (venda - custo de aquisição) em conta de receita não operacional intitulada GANHO DE CAPITAL

SC

www.contabeis.com.br

Sérgio Campanha
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 5 maio 2017 | 07:40

1. A pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional deverá apurar ganho de capital mediante a incidência da alíquota de 15% (quinze por cento) sobre a diferença positiva entre o valor da alienação e o custo de aquisição do bem ou direito diminuído, quando for o caso, da depreciação, amortização ou exaustão acumulada, ainda que não mantenha escrituração contábil. (A diferença entre o Custo e a Venda - Tudo de acordo com os documentos hábeis)
2. O imposto deverá ser pago até o último dia útil do mês subseqüente ao mês do recebimento. O seu recolhimento será efetuado por meio de DARF - código de receita 0507.
3. DARF 0507 - IRPJ-GANHO CAP-ALIENAÇÃO ATIVOS ME/EPP OPTANTES SIMPLES NACIONAL

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.