x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.742

Dúvidas sobre importação!!

Douglas Alencar

Douglas Alencar

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 15 anos Quinta-Feira | 23 julho 2009 | 21:49

Pessoal boa noite a todos,

estou interessado em fazer importações de eletrônicos obviamente tudo legal, eletrônicos esse de origem da china.

Dúvida que ainda não foi respondida após ler muitos post e artigos relacionados.

Se eu consigo um preço x pela mercadoria, pagando todos os impostos legalmente. Há possibilidade do governo me taxar algum imposto acima por alegar que eu estou trazendo por um preço muito abaixo de mercado ? Se esse eletrônico for escasso no Brasil os preço de mercado obviamente serão muito acima pelo fato de não haver concorrência.

Exemplificando minha dúvida, trago algo com custo de 600 dolares onde no Brasil em poucos lugares esta a um custo de 8000 reais para pessoa física comprar em loja. Mesmo tendo nota fiscal do fornecedor e comprovante de pagamento no valor exato da nota o governo pode me gerar problemas ?

Grato,
Douglas Alencar

Tópico movido por Claudio Rufino para esta sala em 24 de julho de 2009 às 08:38:14.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 08:45

Bom dia Douglas,

O governo não lhe causará problema algum, mesmo porque você pagará todos os tributos e contribuições sobre o total da venda destes produtos, independentememte do seu preço de custo.

Vale dizer que nada o impede de adquirir uma mercadoria (importada ou não) por R$ 10,00 e vendê-la por R$ 100,00, você será tributado pelos R$ 100,00. A menos (é claro) que opte pelo Lucro Real onde o IRPJ e a CSLL incidem sobre o lucro contábil ajustado e não pela presunção deste.

...

Douglas Alencar

Douglas Alencar

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 15 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 10:49

Saulo Obrigado pela resposta,

você saberia me dizer qual valor total de impostos em % de uma nota de venda desse produto para o consumidor final Pessoal Fisica?

Vendendo para Pessoa Juridica o valor de impostos é diferente ?

Pois pelo que entendi eu pagarei os impostos pela importação e impostos sobre a minha nota de venda.

Grato,
Douglas Alencar

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 11:13

Bom dia Douglas,

Para que você tenha resposta satisfatória, terá que ter em conta o tipo de tributação a que se sujeitará a empresa em questão.

Uma vez determinada a tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), bastará você promover uma pesquisa no Fórum digitanto o tipo de tributação para obter as respostas que procura.

...

Ronaldo Godoy

Ronaldo Godoy

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 11:52

Bom dia caros colegas,

Estou constituindo uma empresa que tera como atividade a importaçao e a comercio (artigos esportivos) tenho algumas duvidas referentes ao tipo de enquadramento, no caso sera uma empresa individual ME, qual seria a melhor opcao SIMPLES ou LUCRO REAL/PRESUMIDO, e outra alguem tem alguma planilha que possa me passar, para fazer esses comparativos e tb uma planilha que eu possa ter uma noção aproximada do custo desse produto, desde ja agradeço aos colegas!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade