x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 9.018

Codigo 0588 - Dirf

Claudia Aparecida Trento Ferreira

Claudia Aparecida Trento Ferreira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 12:05

Amigos,
Bom dia!

Estou com um problema tenho um Autônomo , código de recolhimento 0588 para a receita, e esse não teve rendimentos tributário, apenas valores isentos e não tributário que passam o valor de R$ 6000,00, segundo a Instrução Normativa Instrução Normativa RFB 1671 de 22/11/2016 Cap. V Art 14 – Inc VII alinea, determina que ,Medico residente deve ser declarado na DIRF nos rendimento Insentos e não tributaveis.
i) os valores das bolsas de estudo pagos ou creditados aos médicosresidentes,

nos termos da Lei nº

6.932, de 7 de julho de 1981;

como o meu autonomo é medico residente, devo declara lo na DIRF de 2016?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 14:20

Claudia Aparecida Trento Ferreira, boa tarde.

Na mesma IN 1.671/2016 consta que:
"Art. 12. As pessoas obrigadas a apresentar a Dirf 2017, conforme o disposto nos arts. 2º a 4º, deverão informar todos os beneficiários de rendimentos:
...
III - do trabalho sem vínculo empregatício, de aluguéis e de royalties, acima de R$ 6.000,00 (seis mil reais), pagos durante o ano-calendário, ainda que não tenham sofrido retenção do imposto sobre a renda
;"

Então, se a PJ já está obrigada a apresentar a DIRF (efetuou retenção de IRRF/CSRF sobre algum rendimento pago, ...), então deverá declarar todos os autônomos que receberam acima de seis mil reais, mesmo que não tenham sofrido retenção.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies