Isabelle Oliveira ,
Bom dia! Não sei se consegui captar sua pergunta, tentarei responder conforme meu entendimento.
Costuma se confundir muitas vezes Insumo x Matéria Prima, no qual o insumo é todo material necessário e utilizado para a produção de um determinado produto e que não necessariamente faça parte dele.
A matéria-prima seria todo o material que está agregado no produto e que é empregado na sua fabricação, tornando-se parte dele.
Conclusão: Matéria-prima é a material base de um produto e o Insumo, seriam os fatores necessários para a fabricação de um produto
Agora precisamos entender o conceito de Industrialização:
Para efeito de aplicação da legislação do imposto, considera se industrialização qualquer operação que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto ou o aperfeiçoe para consumo, tal como (inciso I do art. 4º do RICMS-SP e art. 4º do RIPI/10):
a) a que, executada sobre matéria-prima ou produto intermediário, resulte na obtenção de espécie nova, ou seja, transformação;
b) a que importe em modificação, aperfeiçoamento ou, de qualquer forma, alteração do funcionamento, da utilização, do acabamento ou da aparência do produto, ou seja, beneficiamento;
c) a que consista na reunião de produtos, peças ou partes e de que resulte um novo produto ou unidade autônoma, ou seja, montagem;
d) a que importe em alteração da apresentação do produto pela colocação de embalagem, ainda que em substituição à original, salvo quando a embalagem aplicada destinar-se apenas ao transporte da mercadoria, ou seja, acondicionamento ou reacondicionamento;
e) a que, executada sobre o produto usado ou partes remanescentes de produto deteriorado ou inutilizado, o renove ou restaure para utilização, ou seja, renovação ou recondicionamento.
Têm também outro quesito importante, que é a classificação dos itens, concernentes às transações fiscais e aos movimentos de estoques em processos produtivos, bem como os insumos. Isso envolve a questão das etapas produtivas no qual é exigida no bloco K.
Tipo do item
Matéria-Prima;
Embalagem;
Produto em Processo;
Produto Acabado;
Subproduto;
Produto Intermediário;
Material de Uso e Consumo;
Ativo Imobilizado;
Serviços;
Outros insumos;
Outras
Espero ter ajudado !
Abraço