x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 3.490

Nota Fiscal de Venda de Ativo

Amanda Dias

Amanda Dias

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 14:18

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com este assunto.

Tenho um cliente ME optante pelo simples nacional.

O mesmo adquiriu em 2004 um veículo em nome da empresa e não deu entrada no ativo imobilizado, não teve nenhum tipo de escrituração ou apuração relacionada a este veículo, nem IR.

Hoje o meu cliente esta vendendo este veículo, ao meu ver ele teria que emitir uma nota mod. 01 com CFOP 5551 Venda de bem do ativo imobilizado.

Como devo proceder neste caso?

O meu cliente não quer emitir a nota por motivos de recolhimento do imposto Das, teria alguma saída para ele?

Grata,

Amanda Dias

Tópico movido por Wilson Fernando A. Fortunato para esta sala em 28 de julho de 2009 às 17:39:34.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 19:27

Boa noite Amanda,

Ninguém quer pagar imposto! Isto é natural e compreensível até.

Alguns clientes (a exemplo do seu) recorrem a alternativa de "não querer" reconhecer contabilmente determinadas operações com vistas a sonegar impostos.

Infelizmente alguns têm o respaldo dos próprios contadores que "respeitam" a vontade do cliente, tendo como justificativa o fato de ele (o cliente) não quer contabilizar determinada operações, como se isto o livrasse da responsabilidade do profissional de contabilidade imposta pelo Código Civil.

Depois, procuram "uma saída" para continuar sonegando e (pior) contam com o contador para tanto.

Não há "saída" Amanda. Esta contabilidade deve ser refeita desde a aquisição do referido veículo e agora (por ocasião da venda) deve ser calculado o eventual ganho de capital na transação e recolhido o imposto de renda se for o caso.

Face ao exposto, reúna-se com o interessado, exponha-lhe o risco fiscal e sua responsabilidade, propondo-se a refazer a contabilidade. Caso o mesmo persista na idéia de "não querer" regularizar a situação da empresa, provoque a rescisão do Contrato de Prestação de Serviços Contábeis e devolva a contabilidade certa de que estará evitando problemas futuros.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade