Jonas
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Olá pessoal!
Sou micro empresário, recém constituído no Simples Nacional. Minha dúvida é com relação ao Drop shipping. Abri um CNPJ com a intermediação de negócios como CNAE pois, segundo pesquisas, foi a que mais se encaixou para a modalidade de trabalho. A questão que gera muitas incertezas por parte dos Contadores que procurei e, mesmo abrindo com o atual Contador, é com relação a velha e acostumada Nota Fiscal ao cliente.
Vejo que mesmo os que procurei antes de abrir este CNPJ e o atual Contador contratado, são desinformados acerca deste assunto me causando uma danada insegurança.
Vejamos!
Apresento os produtos em meu site próprio de fornecedores do exterior. Exemplo:
Um relógio de pulso que o cliente paga pra minha empresa no valor de R$ 100,00. Recebo este pagamento direto na conta da empresa via Boleto ou cartão de crédito. Utilizo o Cartão de crédito da minha empresa como pagamento ao fornecedor no valor de R$ 70,00 usando como dados de compra os dados do cliente. O fornecedor ao receber meu pagamento, envia o produto direto ao cliente sem passar pela Sede de minha empresa. Dessa diferença (R$ 30,00) é o lucro da empresa pelo serviço onde, como declaração ao Fisco, será emitido Nota Fiscal de Prestação de Serviços no valor de R$ 30,00.
O pagamento e recebimento (R$ 100,00 e R$ 70,00) estão comprovados em extrato bancário da empresa e fatura de cartão da empresa.
Contudo, o cliente, não receberá Nota Fiscal da compra e sim a Commercial Invoice do fornecedor (quando solicitado) no valor de R$ 70,00 (só que convertido em dólar), mais a Nota de Prestação de Serviços (que será emitida independentemente do cliente ter pedido ou não) de R$ 30,00 da minha empresa.
Tem algo de ilegal nisso?
O que gera dúvidas aos Contadores é o fato do dinheiro do cliente entrar na conta da minha empresa e a empresa fazer o pagamento ao fornecedor no exterior sem que esse gere Nota Fiscal para a empresa porque não se trata de importação, porque a empresa não está comprando pra estoque. Está repassando ao fornecedor em forma de compra, o dinheiro que o cliente pagou para minha empresa.
Se não fosse dessa forma, qual seria a razão do nome Drop shipping então?
Espero poder conta com a colaboração dos entendidos no assunto e de-repente uma possibilidade de trabalharmos juntos na contabilidade da minha empresa ou uma prestação de serviços em assessoria que estou precisando.
Jonas.