Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.141

Tributação Cartão de Crédito.

Eduardo Jung

Eduardo Jung

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 11:53

Olá meus amigos!

Estou com uma dúvida de um cliente para sanar com vocês.

A empresa do presta serviços na área de Despachante de Trânsito. Ele consulta quanto é os débitos (IPVA, DPVAT e Licenciamento) no detran e cobra mais honorários. Então supomos que os débitos sejam de R$1.000,00, ele cobrará seu serviço no valor de R$70,00, totalizando R$1.070,00. Ele oferece ao cliente a oportunidade do pagamento ser via cartão de crédito/débito.

Até onde sabemos na hora da compra com o cartão o valor será vinculado a sua conta corrente. Mas o detalhe é que será o valor total dos R$1.070,00 obrigando o cliente a tirar a nota no valor total. Sendo que ele se encontra na primeira faixa do simples no ANEXO III, onde a alíquota é de 6,00% mas o ISS é somente 2,00%. A pergunta é devido o cruzamento de dados devo emitir a nota fiscal somente do serviço, ou do valor total?

Sendo que se eu emito nota do valor total eu pagaria de imposto: R$1.070,00 x 6% = 64,20 (acabando praticamente com o honorário).
Ou emito nota fiscal somente do serviço e depois preciso provar que o restante eram taxas do governo, pois pagaria: R$70,00 x 6% = 4,20.

Realmente não sei o que falar para o cliente.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 17:16

Caro colega, sua preucupaçao e valida, mas acho que a soluçao mais viavel, e voce emitir a NF. somente do serviço, que e o justo, e para comprovaçao voce teria copia das guias pagas, anexas a uma fatura, que totalizaria , o valor que entrou no Cartao de Credito, entendeu. Numa hipote-se de um cruzamento voce teria como comprovar a exatidao da operaçao e lizura da mesma, Existem diversas situaçoes envolvendo oo movimento com os cartoes de credito, a SRF. se baseia no CNAE, e no volume, .
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.