x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 8.430

Cálculo do Lucro

MARCOS SANTELLI

Marcos Santelli

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 11:30

Caroline para você apurar se uma empresa auferiu lucro ou prejuizo , tera que fecha a contabilidade da empresa , após os lançamentos das entradas e saidas, tera que lançar as despesas, folha de pagto, apurar o CMV e etc... , apos tudo lançado e e fechado encerrando as conta de resultado , e so analisar o DRE que você vai observar se ela teve lucro ou prejuizo de um determinado exercicio. os balanços sempre são fechado no ultimo dia do ano ex: 31/12/2008.

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 13:54

Boa tarde Marcos.
Na verdade, acho que me expressei mal.
É o seguinte: a empresa compra um valor x e vende um valor y, então eu gostaria de saber como posso calcular o valor que fica em estoque.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 14:02

Boa tarde Caroline!

O estoque final é determinado por uma contagem física feita pelo empresário ou responsável pelo almoxarifado das mercadorias para revenda ou no caso de indústria, das materias primas, mercadorias semi-acabadas e produtos acabados efetuado na data do encerramento do período somando a quantidade multiplicado pelo preço de custo ou da aquisição, dependendo aí do método utilizado pela empresa.
Pela sua pergunta, para calcular um estoque em andamento, ou estimado de acordo com uma compra "x" e venda "y", neste caso você precisa saber a margem de lucro na revenda da mercadoria e subtrair do valor da revenda onde você terá o valor aproximado das mercadorias vendidas e consequentemente o saldo final do estoque.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 14:07

Bom, então acho que era o que eu estava fazendo.
Exemplificando:
Estoque Inicial...: 0,00
Compra...............: 2.000,00
Venda .................: 1.200,00
Lucro...................: 45%

Valor em Estoque: 1.460,00

Está correto?

Editado por Caroline Lima em 5 de agosto de 2009 às 14:07:22

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 15:06

Vamos lá:
Você vendeu 1200,00 com 45% de lucro, certo?
Se você dividir 1200 por 1,45 terá o valor do custo que vai ser aproximadamente 828,00 e portando se você tinha 2000 em estoque, subritaindo os 828, ficará.....1.172,00 NO SEU ESTOQUE FINAL.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 15:30

Esta certo Gilberto, era isso mesmo que eu havia entendido, mas calculei errado. Origada também pelo reforço Ricardo!
Existe alguma coisa que determina, em geral, quais são os percentuais de lucro? Por exemplo, uma alíquota média para as lanchonetes, outra para os comércios de roupas, etc.
Eu falo isso porque em um antigo emprego meu, o contador costumava falar algo a respeito, mas não lembro exatamente....

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 15:43

Tem um índice feito pela Secretaria do Estado para fins fiscais chamado IVA - Indice de Valor Agregado, e cada atividade tem o seu índice.
Pesquise no Forum sobre o Paraná que você vai encontrar a matéria.
Agora cada empresa tem um percentual próprio de lucro né, você precisa calcular e ficar atenta para quando precisar utilizar ver se corresponde ao do Fisco para não haver discordância.
Normalmente para cálculo de Impostos é melhor utilizar o índice maior, da empresa ou do Fisco.

RENAN DE ALMEIDA GARCIA

Renan de Almeida Garcia

há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 15:29

Ricardo ou Gilberto

queria saber pq dividir por 1,45??? não poderia fazer direto com 45% como multiplicar ou diminuir??

por exemplo
1200 - 45% = 660,00

no seus 827,59

queria tirar essa duvida..obrigado

RICARDO TOBIAS DA COSTA

Ricardo Tobias da Costa

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 26 setembro 2009 | 14:13

Obrigado Jorge.

Renan segue acima a explicação, pura regra de três.

A venda já está embutido a margem de lucro, o que temos que conhecer é quanto custou antes de aplicar a margem de lucro que nesse caso foi de 45%, ou seja, se aplicar 45% em cima de R$ 827,59 terá o total da venda de R$ 1.200,00.

Portanto precisa-se aplicar a regra para se conhecer o "custo das vendas".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade