x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 844

Ganho de Capital

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 09:18

Bom dia a todos!
Estou com uma dúvida sobre ganhos de capital.
Uma empresa comprou um automóvel dia 12/06/2009 no valor de R$ 30.978,00. Em 30 de julho vendeu o mesmo por R$ 30.000,00. Essa empresa é simples nacional. Pelo que li em outra postagem, cabe o ganho de capital na base de 15% sobre a diferença entre venda e compra.
Minha dúvida é:
- Nesse período de tempo já corre o valor de depreciação? Seria à fração de 1,67% (20% / 12 = 1,67%)?

Muito obrigada a todos e bom dia!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 10:14

Bom dia Gisele,

Lê-se na resposta dada pela Receita Federal à Pergunta 368 que:

Qualquer que seja a forma de registro desse encargo, na escrituração trimestral ou mesmo anual, a quota de depreciação somente será dedutível como custo ou despesa operacional a partir do mês em que o bem é instalado, posto em serviço ou em condições de produzir (RIR/1999, art. 305, § 2º).

Assim, você deve considerar como inicio da depreciação, a data em que o bem foi posto em uso.

...


Editado por Saulo Heusi em 6 de agosto de 2009 às 12:53:51

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade