x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.409

Aliquotas IRPJ e CSLL para CNAE 7490-1-03

Douglas da Silva

Douglas da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 julho 2017 | 15:04

Boa tarde,

Estou com dúvidas em relação as alíquotas que devo usar para calcular o IRPJ e CSLL Trimestral de uma empresa do Lucro presumido cujos cnaes são:

Principal: 4612-5/00
Secundário: 7490-1-03

Porém a empresa emitiu apenas duas notas nos últimos 2 meses, sendo R$ 2.000,00 em Maio e R$ 2542,85 em Junho.

As descrições de atividade estão como Serviços de consultoria as atividades agrícolas, que se enquadram no CNAE Secundário.

Dessa forma, qual alíquotas eu devo usar?

Nossa consultoria disse que deveríamos usar 32% para base de cálculo do CSLL e 9% para apuração do Imposto, totalizando R$130,83 a recolher.

Não estou muito confiante na resposta por ter sido mal atendido, será que vocês conseguem me ajudar?
Atenciosamente,

Douglas.

Atenciosamente,

Douglas da Silva
CRC/SC - 042550-O0
Contador e Proprietário da SimplyCont Contabilidade.

contato:
e-mail: douglas@simplycont.com.br
Telefone/Whatsapp: (48) 9.9673-1596
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 11:51

Bom Dia, sr. Douglas da Silva.

Os códigos do CNAE que vc cita são:
4612-5/00 REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS, MINERAIS, PRODUTOS SIDERÚRGICOS E QUÍMICOS
7490-1/03 SERVIÇOS DE AGRONOMIA E DE CONSULTORIA ÀS ATIVIDADES AGRÍCOLAS E PECUÁRIAS

Se no contrato social constarem estas atividades como objeto fim, o teu consultor está correto.
A base de cálculo tanto do IR quanto da CSLL será sobre 32% da receita auferida; sobre este valor deverá ser calculado o IR (15%) e a CSLL (9%).

Caso contrário, integram integralmente (100% da receita) em ambas as bases de cálculo.

Fonte:
. IR Lei 9.249/1995, artigo 15, § 1°
. CSLL Artigo 22 da Lei 10.684/2003
. IN-RFB nº 1.700/2017

Abraço.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: ronaldovtrapp@gmail.com
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Douglas da Silva

Douglas da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 13:06

Agradeço ao amigo, Sr. Ronaldo Valério Trapp pelo esclarecimento e desejo-lhe sucesso e uma boa tarde e um ótimo final de semana.

Saudosamente,
Douglas.

Atenciosamente,

Douglas da Silva
CRC/SC - 042550-O0
Contador e Proprietário da SimplyCont Contabilidade.

contato:
e-mail: douglas@simplycont.com.br
Telefone/Whatsapp: (48) 9.9673-1596

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: